Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Viseu solidário para com jovem portador de glaucoma

«Um jovem da escola Secundária Alves Martins (ESAM) vive há cerca de um ano um verdadeiro pesadelo. Em dois meses, o jovem perdeu quase na íntegra a visão devido a uma doença que afecta o nervo óptico denominada de Glaucoma, que no seu caso tem avançado de forma rápida. Colegas, pais, professores e dois meses, o jovem perdeu quase na íntegra a visão devido a uma doença que afecta o nervo óptico denominada de Glaucoma, que no seu caso tem avançado de
forma rápida. Colegas, pais, professores e instituições estão a angariar donativos para ajudar a família.
(...)
Na tentativa de encontrar mais informação e soluções para o problema, filho e mãe deslocaram-se ao Hospital Egas Moniz, em Lisboa. "O seu filho tem 10 por cento do nervo óptico num olho e no outro olho o nervo está morto", foram as palavras exactas que o médico de Lisboa utilizou para explicar a gravidade da situação.
Confiante e sem medo no futuro, a família do rapaz encontrou novo alento em Espanha, quando tiveram conhecimento da existência de uma clínica que já terá tratado de casos semelhantes provenientes de Portugal. De acordo com a mãe, a clínica garantiu que "se trata de uma doença grave, mas que podiam preservar as células do nervo óptico através de uma cirurgia, que apresenta uma série de riscos". A cirurgia será efectuada em Julho.
(...)
O que é Glaucoma? O oftalmologista Joaquim Estrada, médico que detectou a doença do jovem, esclarece que "quando visualizamos um objecto, a imagem é transmitida do olho ao cérebro através do nervo da visão, ou seja, o nervo óptico" e que "o nervo funciona como um cabo eléctrico, que leva a mensagem visual ao cérebro e unidos, proporcionam a visão lateral ou periférica e também a visão central, usada para leitura".
(...)»

0 Beijos:

Enviar um comentário