Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Viseu faz via pedonal com piso especial para guiar invisuais

«Os invisuais têm agora um acesso facilitado à Câmara de Viseu. A autarquia aproveitou a requalificação do Rossio para copiar uma ideia já vista em capitais europeias: uma via pedonal que guia estes deficientes até à porta da entrada.
O presidente da autarquia, Fernando Ruas, não se coíbe de "importar" de outras cidades o que considera ser bom para a sua.
(...)
Foi o caso da via pedonal para invisuais que viu em Bruxelas e considerou importante colocar em Viseu, uma cidade que quer tornar cada vez mais inclusiva.
(...)
Poucos dias depois de terem sido inauguradas as obras de requalificação do Rossio, orçadas em 650 mil euros, Fernando Pereira, um professor invisual, foiexperimentar a via. Depois de uma desorientação inicial, aprendeu o "truque" de meter a ponta da bengala num dos rasgos da via e fazê-la deslizar. Quando esta empancava, erasinal de que estava num quadrado, apercebendo-se assim de que poderia tomar várias direcções. Fernando Pereira considera que esta iniciativa confirma o que os invisuais de Viseu já sabiam: "que podíamos contar com a Câmara, porque tem um presidentecom imensa sensibilidade para estas questões".
(...)
Fernando Ruas, que é também o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), gostaria que esta ideia fosse replicada noutras cidades portuguesas. "Nós que vemos isto apenas em Bruxelas, em Paris, porque não ter nas nossas cidades?", questionou, convencido de que o facto de Viseu ter tido a preocupação de imitar as capitais europeias será "a pedra de toque para que outras terras venham a seguir o exemplo". A quem circula no Rossio e não tem deficiência, Ruas deixa o aviso: "Esta via tem dono. Se ela é incómoda é exactamente para avisar quem ocasionalmente a pise que se deve retirar, porque deve deixá-la para quem precisa dela".»
Fonte: Agência Lusa
Notícia enviada por Francisco

2 Beijos:

Anónimo disse...

Grande Presidente.

Anónimo disse...

Parabens Sr. Fernando Ruas mostre aos seus colegas que o Sr. é diferente está mais actualizado.

voz do Goulinho

Enviar um comentário