Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 9 de maio de 2009

Special Olympics - Torch Run


Portugal acolhe com o espírito de "solidariedade" o European2009, torneio de futebol na variante de sete para jovens portadores de deficiência intelectual que decorre de 07 a 10 de Maio, no âmbito do programa do Special Olympics International.


A competição, com a participação de selecções de 22 países da Europa e da Ásia, incluindo Portugal (medalha de ouro nos Jogos Mundial da China, em 2007), foi apresentada hoje, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, numa cerimónica em que foram celebrados protocolos de cooperação e em que Dias Ferreira, presidente do Special Olympics Portugal expressou o desejo de que "todos sintam a solidariedade".





Em Cascais a Tocha da Special Olympics foi recebida em festa pelo Presidente em Portugal da Special Olympics, Dr. Dias Ferreira e pelo Presidente da Câmara de Cascais, Dr. António Capucho.







Após homengam em Cascais ao espírito da Torch Run - Special Olympics, a Guarda de Honra da PSP, seguiu junto ao mar em direcção ao Guincho, Sintra e regressar a Lisboa depois de ter passado por Oeiras.


O Special Olympics é um Movimento Desportivo Internacional, com representação em Portugal, vocacionado para apoio a pessoas com deficiência intelectual e a sua integração no meio social. Este Movimento teve origem nos Estados Unidos da América por iniciativa da Fundação Joseph Kennedy, tendo como fundadora e primeira Presidente Eunice Kennedy Shriver.
A Polícia de Segurança Pública, como instituição policial com forte influência humanista e de participação pública e social no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, desde há muito tempo se tornou uma referência de apoio ao Special Olympics Portugal e ao Special Olympics Internacional. Tanto é que lhe foi atribuída a guarda e o transporte da Tocha Olímpica, através de um Comité nomeado especialmente para o efeito - Comité da "Torch Run".
O Special Olympics Portugal apresentou uma candidatura à realização de um evento Internacional de Futebol 7, a modalidade com mais expressão em Portugal, denominado "Special Olympics European Tournement 2009 - seven-a-side-Football", com a participação de 24 Países. Assim, e após decisão do Special Olympics Europe/Euroasia, foi atribuída a Portugal a realização deste torneio que irá decorrer entre os dias 06 a 11 de Maio de 2009.
O Torneio decorrerá em Oeiras no Complexo do Estádio Nacional, com participação e patrocínio de diversos municípios da área metropolitana, nomeadamente Lisboa,Cascais, Sintra e Oeiras, e com cerimónias em todos estes municípios
O transporte da Tocha Olímpica ficará a cargo da PSP, através do Comité da "TorchRun", que será feito através da realização de uma corrida desde o Aeroporto de Lisboa e atravessando os municípios participantes, Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra e terminando em Oeiras, no Pavilhão Leões de Porto Salvo.
A Competição desenrolar-se-á em 4 lugares distintos - O Complexo do Jamor, o Campus Universitário de Lisboa, o Sport Clube de Massamá e o Estádio Dramático de Cascais.
Haverá uma Fun Zone com área de demonstrações e exposição no complexo do Jamor, que se manterá desde o início do Torneio até ao final, procurando manter um espaço de lazer e entretenimento para as Selecções do Torneio e acompanhantes.
Está desde já convidado a associar-se a esta causa maior do desporto mundial. Acompanhe as provas desportivas e junte-se ao movimento internacional.
Fonte: PSP


Euro Cup Special Olympics: Espírito vencedor para encarar desafios

Sob o lema "Queremos vencer. Se não conseguirmos, deixem-nos encarar o nosso desafio", começou ontem a competição dos Special Olympics (Euro Cup 2009), que decorre até amanhã na região de Lisboa.


0 Beijos:

Enviar um comentário