Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 7 de abril de 2009

Opinião: Estímulo à Inclusão Digital

«A Inclusão Digital constitui um dos principais pilares de qualquer política de promoção da Sociedade da Informação. Tem como principais objectivos corrigir desigualdades de acesso aos benefícios da Sociedade da Informação, evitar novas formas de exclusão e promover mais oportunidades de participação na sociedade a grupos populacionais mais vulneráveis. (...)

Sendo uma área tão vasta debruço-me sobre a Inclusão Digital de Pessoas com Necessidades Especiais (pessoas com deficiência e idosos) por ser aquela que conheço melhor e consequentemente poderei analisar com maior rigor.
(...)

Há um ano o senhor Primeiro-Ministro inaugurou, em Viseu, o início da implementação da Resolução do Conselho de Ministros nº 51/2008, de 19 de Março que visava o alargamento da iniciativa e-Escola a estudantes com deficiência, com a subsidiação de produtos de apoio para a adaptação dos computadores portáteis.
Depois da falsa partida desta iniciativa que até hoje continua por implementar de forma clara e prevista surgiram novas promessas do Ministério da Educação que não foram cumpridas com os portáteis Magalhães.
(...)

Aproxima-se rapidamente a era da Televisão Digital e com ela uma fase com novas oportunidades de acessibilidade, mas também com novas barreiras tal como aconteceu com o desenvolvimento da Internet. É por isso salutar que a ERC, a Assembleia da Republica e os operadores de televisão dêem o seu contributo para que esta tecnologia de massas seja de facto para todos.
(...)

As presentes observações visam apenas estimular progressos na Inclusão Digital dos Cidadãos com Necessidades Especiais em Portugal. Acreditamos que as preocupações existem, mas a ambição, motivação, inovação e acção para fazer mais e melhor não devem abrandar nem ser demasiado lentas, pois a exclusão faz sempre o seu caminho a um ritmo elevado.»

Fonte: http://tek.sapo.pt/opiniao/

Notícia enviada por Francisco

0 Beijos:

Enviar um comentário