Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Famílias de Beijós - Bernardo

Bernardo Pais Facheiro nasceu em 1802 nos Pardieiros e casou aos 26 anos em Beijós, onde estabeleceu residência e deu origem a uma extensa família. Três dos cinco filhos usaram o patronímico Bernardo, que hoje se encontra num limitado número de descendentes.

Manuel Bernardo casou com Margarida de Jesus (da fam. Peixeira) e tiveram três filhos:

  • Ana dos Prazeres, casada com António Coelho do Amaral, de quem teve Maria Deolinda, casada com Alexandre Antunes Pereira, moleiro da Fraga, pais do Moleiro e avós da Ruth Marlene.
    Ana teve ainda um filho de Messias Augusto, chamado Adelino Moura, pai de Fernanda e de Ester da Ascensão.

  • Ricardo Bernardo, casado com a prima Jacinta Pais Batista. Tiveram: Isabel Pais Batista, casada com João Marques Peixeira, progenitores dos actuais "Rocha"; Amélia da Ascensão Pais, casada com Armindo Loureiro, bisavós do Nuno; Ernesto Augusto Pais, casado com Felisbela Amaral; Ramiro Bernardo Pais, casado com Aurora da Anunciação Figueiredo; Alexandre Bernardo Batista, casado com Rosália da Conceição Baptista.

  • António Bernardo dos Santos, casado com Jacinta Marques (da Cristina), deram origem à linhagem que mais tem usado o apelido Bernardo. Tiveram: José Bernardo, casado com Maria Madalena (Almeida), avós do António Bernardo Pais; João Bernardo dos Santos, casado com Alice da Conceição Mendes, avós do ex-Presidente da ACDB; António Bernardo dos Santos, s.d.; Maria da Piedade Marques, casada com João do Nascimento, pais do actual Presidente da JFB; Maria Deolinda, casada com José Peixoto Henriques, conhecido por coveiro.

José Pais Bernardo Facheiro casou com Claudina de Jesus (da fam. Peixoto) e tiveram dois filhos:


  • António Bernardo Facheiro, sem geração conhecida.

  • Maria de Jesus, que teve de João Cardoso Ferrão Castelo Branco um filho chamado José Cardoso Bernardo, casado com Carolina do Espírito Santo, cujos filhos usam os apelidos Bernardo Cardoso.

João Bernardo casou com a prima Josefa Pais e deram origem à família Baptista de Beijós, já descrita em post anterior.


Os dois filhos de Bernardo Pais Facheiro que não usaram o patronímico são: Maria Pais de Jesus, que casou com Casimiro de Almeida, com vasta descendência de Almeidas; Sebastião Pais (neste documento nomeado como Sebastião Bernardo), com vastíssima descendência, a maioria utilizando o apelido Pais - exemplo dos bloguistas Willoughby e smpc83.

0 Beijos:

Enviar um comentário