Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Caminhada - Domingo, Dia 19ABR, 09H00 - Partida do Lagar de Varas em Parada - Organização Museu de Carregal do Sal


No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2009, o Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, Carregal do Sal, irá proporcionar visitas temáticas ao Núcleo Museológico do Lagar de Varas de Parada direccionadas para o público em geral durante toda a manhã do dia 18 de Abril, desde as 10,00 às 12,00 horas.

Enquadrando-se no tema proposto pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), esta iniciativa tem como objectivo dar a conhecer o processo artesanal do fabrico do Azeite, assim como o contexto histórico do uso desta unidade lagareira a nível local.

Paralelamente, procurar-se-á no dia seguinte, dia 19, pela manhã de Domingo, complementar esta iniciativa de celebração da diversidade patrimonial, com um passeio pedestre na orla do Mondego, desde o Lagar de Varas de Parada até à ponte de Currelos, cuja finalidade é contactar e identificar o riquíssimo contexto ambiental característico deste recanto beirão e em parte integrado na Rede Natura 2000.

Classificado pelo seu valor natural, científico e paisagístico, este espaço com elevada importância local a nível do turismo da natureza, será percorrido em cerca de 9,5km e terá a duração de cerca de 2 horas. Carregal do Sal, espera a sua visita!

Os interessados não necessitam de efectuar marcação, basta aparecer no local à hora indicada!



Veja o cartaz em pdf AQUI

1 Beijos:

Beirão disse...

O Museu de Carregal do Sal está de parabéns tem uma agenda formidável, muitas exposições, organização de visitas, e criação de eventos que dão a conhecer o Município.

São um bom exemplo na criação de um espírito de pertença e de dinâmica cultural.

Enviar um comentário