Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 5 de março de 2009

Galiza: Cegos celebram 1º voto regional com material Braille

"Eleitores invisuais galegos saudaram hoje o facto de pela primeira vez num sufrágio regional poderem votar «em igualdade de circunstâncias» com os restantes eleitores, dado o uso de material eleitoral em Braille. Arturo Parrado, um dos primeiros invisuais a exercer hoje o seu direito ao voto em Santiago de Compostela destacou aos jornalistas o facto dos boletins de voto em Braille lhe permitirem «votar de forma confidencial».
Até aqui os invisuais eram acompanhados por amigos ou familiares que os ajudam a exercer o direito de voto.Dados do governo galego indicam que um total de 72 pessoas pediram acesso a boletins em Braille para este acto eleitoral.
As primeiras experiências do uso de Braille na votação foram feitas nas eleições nacionais espanholas do ano passado, sendo as de hoje as primeiras eleições autonómicas na Galiza onde o mesmo método é usado.
Cada eleitor invisual que se apresente hoje numa mesa de voto pode solicitar ao presidente da mesa um «kit de voto em Braille» que inclui uma guia explicativa sobre como deve ser utilizado.
Em Espanha não se vota num boletim único, com todos os partidos, mas antes escolhe-se um dos boletins diferentes - um por cada partido - que por sua vez se introduz num envelope único que é depositado na urna.
É a escolha do boletim (conhecido em Espanha como «papeleta» e onde se lê «dou o meu voto à candidatura apresentada por...») que formaliza a decisão do eleitor.
Os eleitores podem trazer o boletim de casa, que é enviado pelos próprios partidos - com regras claras de formatação, dimensão e maquetagem - e que depois só têm que inserir na urna.
Em alternativa podem escolher no local de voto o boletim do partido de entre os montes empilhados e disponibilizados aos eleitores.
Às urnas para as eleições regionais de hoje na Galiza encerram ás 20:00 locais."


Fonte: Diário Digital

Notícia enviada por: Francisco

0 Beijos:

Enviar um comentário