Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 13 de março de 2009

Cegos conseguem "ler" na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo


Jornais em braille são uma raridade em Portugal mas quem sofre de deficiências visuais já pode "ler", diariamente, notícias frescas na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, graças a um inovador scanner com voz.

"É só pegar no jornal, digitalizá-lo e esperar que o scanner nos leia as notícias. Quem diz um jornal, fala num livro, numa revista ou num outro documento qualquer, obviamente", explicou, à Lusa, a responsável pela sala de leitura especial daquela biblioteca.

(...)

Em braille, o espólio, para já, cinge-se a 37 títulos, sobretudo de romance e ficção, em que figura, à cabeça, o "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago.

Mas, para ler com os dedos, há também, entre outras, obras de Inês Pedrosa, Pedro Paixão, Paulo Coelho, Luís Sepúlveda ou um livro de receitas do Pingo Doce.

Há ainda uma edição mensal do Jornal de Notícias e das revistas Visão, Activa e Rosa-dos-Ventos.

Ana Paula Pereira foi professora de Geografia, Português e História de Portugal, mas entretanto cegou e viu-se obrigada a abandonar a carreira docente, face à forma, que qualificou como "desumana", como decorrem os concursos.

"No primeiro ano depois de cegar, fiquei em Lanheses [concelho de Viana do Castelo], e correu tudo muito bem. O pior viria a seguir. Fui desterrada para um bairro social no Porto, para dar aulas à noite. Já viu o risco que era andar sozinha, com um portátil às costas, à noite? Achei que era absolutamente desumano e que não merecia aquilo e desisti", contou.

Entretanto, arrancou a construção da nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, com uma sala de leitura especial destinada a invisuais e Ana Paula candidatou-se ao lugar de responsável pelo espaço e ganhou o concurso.

A biblioteca foi inaugurada em Janeiro de 2008 e é desde então o seu posto de trabalho. Ana Paula Pereira vai para o serviço sempre acompanhada da sua cadela Lamy, "uma fiel companheira e uma excelente guia".

(...)

Fonte: Público


Notícia enviada por Francisco

2 Beijos:

Maria do Céu disse...

Excelente iniciativa. Que esta biblioteca sirva de exemplo para muitas outras espalhadas pelo nosso país.

António disse...

Maria do Ceú,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Mande Beijós a toda a Gente,

Enviar um comentário