Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 7 de março de 2009

Beber vinho tinto moderadamente ajuda a evitar cancro do esófago

"Investigadores descobriram que o consumo de um a dois copos por dia parece prevenir lesões que precedem os tumores.

Investigadores da Califórnia, ao estudar a relação entre o consumo de álcool e o adenocarcinoma de esófago, descobriram que as pessoas que bebem um ou dois copos de vinho tinto por dia apresentavam uma redução do risco de 56% da ocorrência de uma lesão pré-cancerígena, chamada de esófago de Barret.

Essa lesão ocorre quando a parede da região entre o estômago e o esófago sofre alterações celulares por contacto constante com o suco gástrico. A alteração ocorre em cerca de 5% da população e aumenta entre 30 e 40 vezes a probabilidade de desenvolvimento do cancro do esófago.

Para a pesquisa, foram acompanhados mais de mil adultos durante dois anos, período durante o qual foram comparados o consumo de álcool, o tipo de bebida e factores corporais e o aparecimento das lesões esofágicas.

O consumo de álcool não se mostrou relacionado com o aumento do risco de alterações do esófago, e, no caso do vinho tinto, o efeito foi mesmo directamente o oposto.

Os investigadores acreditam que as propriedades antioxidantes do vinho tinto possam contrabalançar os efeitos danosos do ácido sobre a parede do esófago."

Fonte: Portal do Cidadão com Deficiência

Notícia enviada por Francisco

2 Beijos:

Anónimo disse...

Se for Vinho tinto do Dão, ainda é melhor.

Anónimo disse...

Moderadamente...

Enviar um comentário