Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ex-trabalhadores da ENU realizam marcha no domingo

O Diário Digital noticiou:

"Antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU) vão percorrer domingo os cerca de 25 quilómetros entre a Urgeiriça (Canas de Senhorim, Nelas) e a Cunha Baixa (Mangualde), alternando percursos a pé e de autocarro.
Com esta iniciativa, que ligará aqueles que foram dois importantes coutos mineiros da ENU, os antigos trabalhadores exigem resposta às suas reivindicações.

Em causa está a reivindicação para que mesmo aqueles que não tinham vínculo à ENU na data da sua dissolução venham a ser abrangidos por um decreto-lei (nº 28/2005, de 10 de Fevereiro) que os equipare a trabalhadores de fundo de mina, dando benefícios na idade da reforma, e o pagamento de indemnizações aos familiares dos que morreram de doenças relacionadas com a exposição à radioactividade.

(...)

«Os trabalhadores e as suas famílias estão a aderir bem, mesmo com o mau tempo que se espera. Vai ser uma grande jornada de luta, em que temos a solidariedade da Junta de Freguesia da Cunha Baixa», frisou."

Fonte: Diário Digital

0 Beijos:

Enviar um comentário