Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Supermercados vão ter etiquetas em Braille

A TVI noticiou

"(...)
Os produtos quotidianos, como bens alimentares ou de higiene, à venda nos supermercados, vão em breve ter etiquetas em Braille. A Fujitsu e a Unidade de Equipamentos Tiflotécnicos (UET), da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) uniram-se para lançar o sistema «Braille Etiq», noticia o Diário Digital.

Este novo sistema vem dar resposta à nova lei publicada no Diário da República, a 22 de Julho de 2008. O diploma obriga certo tipo de estabelecimentos comerciais a implementar, até 22 de Janeiro de 2009, mecanismos de disponibilização de informação sobre determinados bens de venda ao público, para pessoas com deficiências e incapacidades visuais.

As novas etiquetas em Braille vão disponibilizar aos consumidores invisuais informações como a descrição do produto, as características principais e o prazo de validade.

(...)

De acordo com os depoimentos de invisuais àquele jornal online, é muito difícil para alguém que não vê distinguir as várias embalagens que se tem por casa, como latas de insecticidas e purificadores do ambiente, leite e sumos, latas de comida e latas de ração para animais, entre outros.

(...)

«É uma solução totalmente concebida por técnicos portugueses, que já despertou grande curiosidade no estrangeiro (França, Inglaterra, Itália, Holanda, Espanha) pela eficácia que apresenta», comentou João Carvalho."

Fonte: TVI

Notícia enviada por Francisco

0 Beijos:

Enviar um comentário