Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Inclusão social para as pessoas com deficiência profunda.

O Portugal Diário noticiou:


"Tecnologia para promover inclusão social de pessoas com deficiência profunda Fundação Portugal Telecom e a empresa norte-americana Qualcomm vão desenvolver software e hardware de telecomunicações móveis para deficientes. (...)

«Esta colaboração tornará possível a disponibilização de Smartphones, computadores portáteis equipados com tecnologia wireless, software e hardware especiais aos participantes em três programas da Fundação Portugal Telecom»...

No caso do Projecto Estrela, os Centros de Recursos para a Inclusão Digital existentes vão ser equipados com aparelhos Smartphones 3G (tecnologia de terceira geração) para que pessoas com Paralisia Cerebral «possam utilizar os equipamentos no quadro dos programas terapêuticos de desenvolvimento pessoal e inclusão social, permitindo-lhes igualmente comunicar regularmente com os seus familiares e prestadores de cuidados de saúde», adianta o documento.

Os smartphones serão equipados com programas informáticos de síntese e de reconhecimento de voz.

Por sua vez, o Projecto Bola de Neve abrange a fase de reabilitação de pacientes com limitações das funções neuro-motoras ou da fala devido a queimaduras ou ferimentos resultantes de acidentes.

Nestes casos, os Centros de Recursos, localizados em hospitais ou unidades de saúde, vão passar a integrar computadores portáteis para ajudar os pacientes gravemente feridos a comunicar com médicos e pessoal de enfermagem e a desenvolver competências para a vida autónoma depois da alta hospitalar.

Já o Projecto Girassol tem como objectivo a doação de Smartphones ou outros equipamentos móveis a pessoas com deficiência que não possuam recursos financeiros para comprar equipamentos, mesmo que a preços subsidiados.
(...)

Financiados por iniciativa da Qualcomms Wireless Reach e geridos pela Fundação Portugal Telecom, estes projectos desenvolver-se-ão em 2008 (Projecto Estrela e Girassol) e na primeira metade de 2009 (Projecto Bola de Neve)."

Fonte - Portugal Diário

Notícia enviada por Francisco

0 Beijos:

Enviar um comentário