Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Portugueses descobriram os meios para preservar células estaminais(...), um avanço.

Correio dos Açores noticiou:

"Trata-se de uma novidade a nível mundial", disse à Lusa Pedro Cruz, investigador, director e administrador da ECBio. "Há várias empresas a trabalhar no isolamento das células estaminais do cordão, mas ainda nenhuma está a oferecer esse serviço no mercado".
Investigadores portugueses descobriram os meios para preservar pela primeira vez células estaminais do cordão umbilical, um avanço que permite aplicações terapêuticas mais vastas e complementares do que as já oferecidas pelas células do sangue do cordão.

O objectivo é que esta tecnologia, desenvolvida pela empresa de biotecnologia ECBio, com sede em Oeiras, venha a ser licenciada em Portugal e noutros países a empresas que já fazem criopreservação das células do sangue do cordão umbilical.
(...)

São uma fonte não invasiva de células estaminais, como as do sangue do cordão, mas têm sobre estas a vantagem de serem em número superior e poderem ser usadas para regenerar outros tipos de tecido, como o ósseo, a cartilagem e o músculo, e em várias doenças, desde as cardiovasculares, vasculares periféricas e do sistema nervoso central, às doenças traumáticas e degenerativas e à diabetes.
(...)
Fonte: Correio dos Açores

Notícia enviada pelo leitor Francisco.

0 Beijos:

Enviar um comentário