Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Memorial a Sousa Mendes no Jardim do Arco do Cego, 10-Dezembro

A Comissão Organizadora da Homenagem Nacional a Aristides e a Angelina de Sousa Mendes presidida pelo Professor Doutor Daniel Ribeiro e a Fundação Aristides Sousa Mendes presidida pela Senhora Doutora Maria de Jesus Barroso apresentaram em conferência de imprensa nos Paços do Concelho- Câmara Minicipal de Lisboa com a presença da Vereadora da Cultura Dra. Rosália Vargas o Programa das Comemorações que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Senhor Presidente da Republica Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva:

Dia 10 de Dezembro às 11.30- Inauguração de Escultura Memorial a Aristides de Sousa Mendes da autoria do Mestre Manuel Carmo com a presença do Senhor Presidente da República. dia que assinala o 60 Aniversário da Assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No Jardim do Arco do Cego em Lisboa em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa.

Dia 26 de Janeiro às 21.30 Gala de Homenagem a Aristides e a Angelina de Sousa Mendes a com um elenco internacional de excepção. Véspera do dia da Memória das Vítimas do Holocausto.
No Coliseu dos Recreios em Lisboa.

Margarida Ruas Gil Costa
Directora do Museu da Água
Rua do Alviela, 12
1170-012 Lisboa

Tel. 00 351 218 100 260
http://www.museudaagua.epal.pt/
http://www.servicoaguaslivres.com/

9 Beijos:

Anónimo disse...

Memorial a Aristides sousa Mendes.
Acho que e desta vez que vamos avançar com luz verde para a recuperação da Casa do Passal.Penso que Sua Excelencia o Senhor Presidente da República, vai fazer algo sobre o assunto.E de toda a conveniencia que não se deixe morrer a memoria de um Homem que lutou pelos inocentes e manteve
sempre as suas ideias contra tudo e contra Salazar.Aristides Sousa Mendes foi um grande Diplomata,Humanista e tinha uma coração de ouro.Não podemos deixar de falar na sua Esposa e,mais uma vez se prova que "atraz de um grande Homem ha sempre uma grande Mulher".Penso que a ASnra. D. Angelina era tambem uma mulher com um M grande.
Assim apelo quem poder vir a Lisboa nesse dia a inauguração do Memorial o façam, alem de prestigiar um Grande Diplomata, estão tambem a enalteder os feitos de um Homem e de uma Mulher com raizes de Cabanas e Beijós.
Tenho a certeza que da Embaixada de Israel em Portugal, todo o pessoal diplomatico e o proprio Embaixador, vão comparecer.
ANA PAULA FERNANDES

Anónimo disse...

A inauguração do Memorial marcado para o dia 10 de Dezembro no Jardim do Arco do Cego em Lisboa foi adiado e poderá mudar de local.
A Gala e Campanha de Angariação que Fundos mantém-se.

Um bom lugar para um Memorial a Sousa Mendes seria o Porto de Lisboa, o terminus do "Caminho da Esperança do refugiados a fugirem de Bordéus

Anónimo disse...

A inauguração do memorial de homenagem ao cônsul Aristides de Sousa Mendes, cuja data e local estavam previstos, respectivamente, para 10 de Dezembro, no Jardim do Arco Cego, foi adiada porque, para o mesmo sítio, onde estava prevista a colocação da escultura da autoria de Manuel Carmo, já havia sido assumido pelo município de Lisboa o compromisso de ali ser inaugurado um monumento a homenagear o escritor argentino Jorge Luís Borges.

Anónimo disse...

Quem é (foi?) Jorge Luis Borges?

Deve ser importante (e eu ignorante) para merecer tal destaque, em detrimento de Aristides....

Carlos Peixeira Marques disse...

Acertaste em cheio, Hawk76! :P
Vou-te explicar por que Borges é importante:
Supõe-se que um seu bisavô nasceu(?) e/ou viveu em Torre de Moncorvo e isso é motivo suficiente para que uma das principais avenidas da vila tenha o seu nome.
Enquanto o louco Miguel Bombarda tem direito a duas ruas na nossa freguesia, outras localidades optaram por escolher figuras que, até da maneira mais remota, a elas possam estar ligadas.

Anónimo disse...

então e agora vai para onde?Ai COSTA COSTA so fazes porcaria, para não ser mal educada.
Quando o LEITOR souber por fsvor passe a informação.Obrigado
ANA PAULA FERNANDES

Anónimo disse...

Acertei em que parte? Serei então um ignorante....?!?! :(

António disse...

Leitor,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

António disse...

7 memoriais a 1 jardim,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Enviar um comentário