Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Largo Engenheiro Viriato de Campos em Cortes - Leiria

Ao vadiar na localidade das Cortes, em Leiria, para visitar a Casa Museu-Fundação Mário Soares, deparei com um Largo, muito conhecido em Leria e a que chamam "Senhora do Monte", em homenagem ao ilustre Beijosense Engenheiro Viriato de Campos.

Curioso por saber porque naquela localidade tinham homenageado o nosso conterraneo e depois de alguma investigação fiquei a saber que na Senhora do Monte, se deu ao recinto o nome de “Largo Engenheiro Viriato de Campos”, evocando o homem que, em Lisboa, foi determinante para, com o Dr. João Soares (Pai do Dr. Mario Soares), levar a bom termo a estrada da Abadia para a Senhora do Monte e, dali, para Fátima.

Para quem desconhece, o Engenheiro Viriato Campos, que também tem um largo com o seu nome em Beijós, foi determinante para o alargamento da Ponte do Centro de Beijós e construção dos passeios laterais.
Desde criança sempre tive a sensação que Beijós tinha uma ponte e uns passeios laterais muito à frente para a época numa aldeia do interior.





Ermida da nossa Senhora do monte

11 Beijos:

Anónimo disse...

Muito bom.

Poucas mas boas, vadio...

beijokense disse...

Visitar uma qualquer Casa-Museu não é propriamente vadiar... de caminho, fazer uma reportagem para o Beijós XXI, muito menos! :)

Para que conste, Viriato não era beijosense de nascimento, era lisboeta, mas tinha grande carinho pela terra de seu pai (Tiago da Costa Campos), que visitava com regularidade.

Anónimo disse...

Beijokense

Qual o parentesco de Tiago da Costa Campos à nossa familia Campos?

beijokense disse...

Consulta este post.

António disse...

Esta é uma notícia ímpar.

Anónimo disse...

Ao ler familia Costa Campos, o avo do meu marido,( Avo Campos),pai da minha sogra Celeste da Costa e do meu tio Acacio da costa Campos, pertencem a uma familia de linhagem,e terá algum parentesco com o Engº Viriato de Campos.Bem tenho que fazer uma pesquisa tambem quando tiver tempo.Ja Fernandes do meu sogro, a familia e bastante extensa. Por parte materna a minha familia existe Lemos, visto que, uma tia minha casou com Antonio Simões Lemos, que e da Lageosa.Bem tenho de fazer pesquisa.
ANA PAULA FERNANDES

beijokense disse...

1) Para começar, é perguntar ao tio Acácio se sabe o nome dos avós dele. Em caso negativo, pode obter cópia do registo de nascimento da sua sogra na conservatória do Reg. Civil C. Sal.

2) Faça-me chegar esses nomes e pode ser que eu encontre ligação na base de dados de beijosenses que tenho.

N.B. Eu sei que o "Avô Campos" era António da Costa Campos, mas desconheço qualquer ligação dessa pessoa com os meus Costa Campos.

Micas10 disse...

Muito interessante

Anónimo disse...

Obrigado beijokense, quando for agora a Beijos vou falar com o meu tio e vou perguntar.Sei que o Avo Campos teve 2 esposas.Agora o nome delas e que não sei.A mae do meu sogro era Ana.Vamos quando tiver os dados dela eu faço questão de lhe entregar, agora que ja começo a conhecer oas pessoas com os Nic`names.
Obrigado
ANA PAULA FERNANDES

Cristiano disse...

Caro amigo, sou das Cortes e não sabia a razão de tal nome.


agora,pesquisei pelo nome "viriato campos", pois na organização de um Rally-Paper pelas redondezas é que reparei no nome do largo, que até aqui não tinha dado conta, é como diz e bem, que este é conhecido como Sra do Monte.

Agora já sei.
Muito obrigado!

Unknown disse...

Meu Avo era Artur da Costa campos e era da Povoa de Lisboa-Beijós

Enviar um comentário