Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 25 de outubro de 2008

Miopia - como prevenir

"O número de pessoas que sofre deste problema ocular está a aumentar. Veja como o pode prevenir.
 
Consiste num defeito ocular, normalmente hereditário, no qual, ou a córnea é muito curva ou o globo ocular é maior que o normal, o que faz com que a imagem fique focada antes de chegar à retina.
 
Miopia é o termo comum, mas o seu nome científico é hipometropia. É um defeito ocular que provoca um erro na focagem visual e dificulta o visionamento de objectos distantes.
 
A pessoa míope pode ver com clareza objectos que estão perto, mas os que estão longe, vê-os desfocados. Isto acontece porque a imagem visual se foca à frente da retina, e não directamente sobre ela.
 
Esta doença costuma desenvolver-se na infância e estabiliza na faixa etária dos 20 anos. «Entre 10 a 15% dos jovens portugueses sofrem de miopia, um número com tendência para aumentar», referiu mesmo Fernando Vaz, oftalmologista e presidente da Cirurgia Implanto-Refractiva de Portugal (CIRP), em declarações ao site www.cienciahoje.pt.
 
Quais as causas?
 
Pode dever-se ao facto do globo do olho estar excessivamente alongado, ou ao cristalino (a lente que se encontra no olho) ter uma distância focal demasiado curta.
 
Os factores que provocam estas anomalias são desconhecidos, apesar de se acreditar que estão relacionados com a herança genética e com influências ambientais.
 
Sintomas
 
Visão turva dos objectos distantes, dores de cabeça e tensão ocular.
 
Tratamento
 
Utilização de lentes graduadas ou de lentes de contacto que compensam o defeito, ou cirurgia a laser para o corrigir.
 
Diagnóstico e tratamento
 
Exame optométrico
O grau de miopia de um olho mede-se em dioptrias (unidades que medem o poder de uma lente). O oftalmologista determina a sua quantidade, colocando à frente do olho lentes com diferentes dioptrias até descobrir aquela que permite ao olho focar com clareza os objectos distantes.
 
Cirurgia refractiva
O uso de laser para corrigir a miopia é um procedimento rápido que permite deixar de lado os óculos e as lentes de contacto. É recomendada em casos de miopia leve, moderada ou alta, a partir dos 18 anos de idade."

 
Fonte:Sapo
Notícia enviada pelo leitor Francisco

3 Beijos:

Anónimo disse...

valeu,mas eu tenho miopia e,o meu primo usa mais tempo do que eu no computador 4 ou + horas e quanto eu 2 no máximo será que e o computador ou e genético?

António disse...

Depende, o melhor é consultar um médico.

Anónimo disse...

o computador caussa miopia??

Enviar um comentário