Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A maior organização de cegos dos Estados Unidos, contra o filme "Ensaio sobre a Cegueira"

«...A Federação Nacional de Cegos (NFB), a maior organização de cegos dos Estados Unidos, anunciou hoje mobilizações contra o filme "Ensaio sobre a Cegueira" em sua estréia por considerar que retrata os portadores de deficiência visual como depravados.

O filme, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e que chegará aos cinemas americanos no dia 3 de outubro, é baseado no livro "Ensaio sobre a cegueira"do escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura em 1998, e relata o caos que haveria na sociedade se todo o mundo ficasse cego de repente.
(...)
"Os cegos aparecem no filme como incompetentes, sujos, viciados e depravados. São incapazes de fazer as coisas mais simples, como se vestir, se lavar eencontrar o banheiro. A verdade é que as pessoas cegas normalmente fazem as mesmas coisas que as que podem ver", disse Marc Maurer, presidente da NFB emcomunicado.

O máximo representante desta federação disse que sua organização "condena e rejeita" o filme e convocou seus membros a protestar nas 75 salas onde o filme estreará na sexta-feira.

(...)
A Miramax limitou-se a expressar sua "tristeza" com a mobilização convocada pela NFB e insistiu em comunicado que, durante a produção do filme, trabalhou-separa preservar a linha marcada pelo romance de Saramago, "uma parábola sobre o triunfo do espírito humano quando a civilização vem abaixo".»

Fonte: Globo.com

Notícia enviada pelo leitor Francisco

**

Vamos todos ao Museu de Carregal do Sal, este mês.

1 Beijos:

Ricardo Santos disse...

lol

Enviar um comentário