Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Liberdade de expressão em arquivo

António Balbino Caldeira é um daqueles bloguistas que resolveu blogar por considerar que os media não são livres: «Sistematicamente, o povo vai sendo influenciado pelos editores, jornalistas e fazedores de opinião da moda politicamente correctos, acolitados ultimamente por gente do espectáculo. Eles funcionam em cartel com os políticos e dirigentes associados, distribuindo lugares, dinheiro e poder, conquistando o Estado e as instituições». Por isso, «a denúncia desse mal, que corrompe depois a sociedade civil, tem de ser feita aqui, no território dos blogues, que me parece um terreno livre e não controlado».

Caro António, como já deu conta, passados estes anos, pareceu-lhe mal... os blogues que procuram fazer o trabalho que competia aos jornalistas, acabam por ser bem controlados!
Imagem de mediazone.info
Como o Beijós XXI referiu na devida altura, o Ministério Publico decidiu arquivar o inquérito relativo à «queixa intentada pelo cidadão José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa e primeiro ministro enquanto tal», por causa do percurso académico (e utilização do título de engenheiro) do queixoso. Antes disso, o mesmo bloguista, na sequência de queixa do deputado Paulo Pedroso, foi alvo de buscas domiciliárias a sua casa e à de sua mãe e viu apreendido o computador onde tinha o trabalho da sua tese de doutoramento. Foi acusado de 49 crimes de difamação, num processo que chegou ao fim na passada sexta-feira, por desistência do queixoso, após o arguido ter declarado que os posts objecto da queixa não estão acessíveis no blogue.

Como também já referi, quando o Beijós XXI era bebé, A. B. Caldeira foi um dos primeiros comentadores (ver aqui) e, sendo ele um bloguista bom de escrita, habituei-me a visitar o seu blogue para me inteirar da actualidade, numa perspectiva difícil de encontrar nos media. No entanto, um dos efeitos do processo, que se mantém (gato escaldado...) é a eliminação dos arquivos do blogue. Dois anos de comentários da actualidade, incluindo a revelação de importantes documentos, estão aparentemente apagados...

Mas só aparentemente :) Será que o arguido e o queixoso sabiam da existência do Arquivo da Internet?

10 Beijos:

Anónimo disse...

censura ?

Anónimo disse...

Censura? Nao!...

Reformaram-nos:

Outros imigra-ram.Conheco aqui uns quantos.
E com boas reformas.
Tudo isto a bem da nacao.
Francisco Abilio Abrantes

Anónimo disse...

Não é de bom tom desassossegar as almas aqui do nosso cantinho à beira mar prantado.

E despois que ganha esta gente em alvoraçar as mentes quietas e acomodadas, para quê.

Não havia necessidade.

Pois é a culpa é das impertinências de quem não acata nem se deixa "instruir", depois é que se vê, o país atrasa-se em relação aos outros que adiante vão.

Para quê? hum!

Porque não vão para suas casas, cada qual para junto das suas famílias. hum

Ide e deixai governar quem tem a competência, não empatais.

Vá.

ide.

Anónimo disse...

Declarações do director do Público à ERC, no âmbito das averiguações sobre as pressões exercidas pelo PM sobre os directores dos jornais para que não publicassem notícias sobre o caso da sua licenciatura (ou falta dela).

"O PM [num telefonema que durou 50 minutos] fez então uma referência ao facto de ter estabelecido uma boa relação com o Eng Paulo de Azevedo durante o período que durou a OPA [da Sonae à PT], o que me levou a reflectir sobre o sentido daquela referência e se nela havia alguma mensagem, pois não me pareceu vir a propósito".

As conclusões tiram-se facilmente:
1) Os grupos económicos precisam de favores do PM, que finge ligar um detonador para implodir Tróia.
2) Os principais grupos económicos portugueses são os accionistas dos media.
3) Os media não podem hostilizar o PM, porque ele é irascível e é capaz de carregar num detonador a sério.

Resta a independência do Prof. Martelo, que qualquer dia só se poderá fazer ouvir no YouTube, e de alguns bloguistas masoquistas, com meios suficientes para contratar o Dr. José Maria Martins.

Anónimo disse...

escuto

Anónimo disse...

Acho que todos nos deviamos refletir sobre este assunto, porque estamos numa ditadura esquerdista que, se continuar vai ser pior que quando governava o Salazar. Poderão dizer, havia fome, tambem ha hoje, não havia empregos, tambem não ha hoje.Os grandes intelectuais estavam todos presos, vejam a m..... de politicos que tivemos depois do 25 de Abril e que estão a Governar.
Da para pensar e de facto o anonimo das 14,55 tem toda a razão de qualquer dia ter de ouvir, NA CLANDESTINIDADE, o Prof. Marcelo,isto e se comprar o MAGALHÃES.o PM tem os media todos na mão não e possivel as sondagens que este governo apresenta.

Este assunto dava para um cloquio,mas ficamos por aqui antes que nos venham confiscar os nossos computadores,porque qualquer dia podem crer que vai acontecer.

A LISBOETA

BATISTA disse...

Lol, até já começaram a comer as criancinhas.....

Viva o voto popular e vamos a eleições.

António Balbino Caldeira disse...

Caro Beijokense

Obrigado pela solidariedade de sempre. Um grande abraço!

Anónimo disse...

Lol não antes de as comer dão-lhes o Magalhães
a lisboeta

beijokense disse...

Essa piada de comer criancinhas vem mesmo a propósito. É que o que deu origem a isto tudo foi o caso de pedofilia na Casa Pia.

Enviar um comentário