Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Hipermercados com etiquetas em braile até 2008

"Até ao final de 2008, os super e os hipermercados vão disponibilizar um serviço de acompanhamento personalizado para cegos. Os produtos que forem comprados ficarão com as etiquetas em braille.
Neste dia mundial da Bengala Branca, as grandes superfícies já começaram a preparar-se para disponibilizarem este serviço, estando já a ser ensaiadas as máquinas que vão ser usadas para as etiquetas em braille.
Os novos serviços não vão estar disponíveis em todos os supermercados e hipermercados, mas pelo menos um em cada concelho vai passar a ter funcionários formados para acompanhar nas compras, todas as pessoas com deficiências e incapacidades visuais.
O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) afirmou que já há funcionários a receberem formação e que estão também a ser preparadas as máquinas que vão ser usadas para que as etiquetas fiquem em braille.
O nome, a marca do produto e o prazo de validade passarão a constar numa etiqueta em braille o que, para o presidente da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), Carlos Lopes, irá evitar muitas confusões.
Carlos Lopes admite, no entanto, que a escrita em braille ocupa muito espaço, o que pode constituir uma dificuldade comercial.
O presidente da ACAPO afirmou esperar que no futuro, não muito longínquo, a rotulagem em brail seja colocado no produto logo na origem.

Esta é uma medida aguardada com expectativa por todas as pessoas com deficiências visuais."

0 Beijos:

Enviar um comentário