Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 4 de outubro de 2008

Centros educativos e encerramento de escolas

Foto ⓒ António
Os recentes anúncios da construção dos Centros Educativos Nun'Álvares e Aristides de Sousa Mendes motivaram alguma discussão aqui no Beijós XXI. Neste momento, parece-me útil uma retrospectiva cronológica dos artigos que o Beijós XXI publicou sobre o assunto nos últimos dois anos e meio (pode clicar nas datas para reler os posts).


9-3-2006
BEIJOKENSE divilgou uma notícia do JN, que ficou famosa por causa de Bill Gates não ter passado por cá, mas onde se diz que «a Câmara de Carregal do Sal não vai permitir o encerramento de cinco escolas e três jardins-de-infância (...) se a decisão for tomada unilateralmente pela tutela».

10-6-2006
VICTOR PEIXEIRA MARQUES publicou o edital de Sessão Pública da Assembleia de Freguesia, a realizar no dia 17/06/2006. Da ordem de trabalhos constava o ponto 2.3 – REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE ESCOLAR DO CONCELHO DE CARREGAL DO SAL (CARTA EDUCATIVA).
É de destacar o primeiro comentário a este post, da autoria de uma leitora (?) Nora: «Estará a escola de Beijós em perigo de fechar? Não deixem que isso aconteça.»

12-9-2006
ANTÓNIO divulgou uma notícia do JN que dava conta de que a Carta Educativa estava em consulta pública. A notícia falava também da concentração de alguns estabelecimentos na EBI ASM.

21-9-2006
VICTOR PEIXEIRA MARQUES publicou o edital de Sessão Pública da Assembleia Municipal, de cuja ordem de trabalhos consta, no ponto 3, ANÁLISE, DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DA PROPOSTA DA CARTA EDUCATIVA DO CONCELHO DE CARREGAL DO SAL.

12-3-2007
BEIJOKENSE fez eco de um trabalho do Notícias de Viseu sobre a discussão relativa ao encerramento de escolas ocorrida na Assembleia Municipal de Viseu. Destacou a opinião do Presidente da J. F. Boaldeia, para quem uma freguesia sem escola deixará de ser freguesia. Aconselho vivamente que releiam os comentários a este post!

16-4-2007
BEIJOKENSE reportou uma notícia do Público, dando conta de uma manifestação em Viseu contra o encerramento de escolas do 1.º ciclo do ensino básico no distrito.

28-5-2007
BEIJOKENSE contrastou a actual leva de abate de escolas com as dificuldades que os nossos antepassados sentiram para as abrirem. O post fazia a ligação a um artigo de Paulo Guinote, Doutor em História da Educação, sobre o mesmo assunto: «Fechar escolas com menos de 20 alunos em pequenas povoações do interior é dizer a essas populações para partirem de vez, para desistirem de ter esperança que o Estado faça mais por elas, pois até a Educação das suas crianças declara não poder assegurar se não for em outro lugar».

19-9-2008
BEIJOKENSE divulgou a informação do Carregal Digital sobre os concursos para a construção do Centro Educativo Nun'Álvares. O post foi muito comentado.

26-9-2008
BEIJOKENSE voltou a comparar a dinâmica actual com o que se passou há 100 anos. Desta vez, destacou a falta de senso em impor fronteiras administrativas na organização da rede escolar.

2-10-2008
VICTOR PEIXEIRA MARQUES publicou uma informação do Carregal Digital dando conta da aprovação pela Câmara da «pré-candidatura para a requalificação do Centro Educativo Aristides de Sousa Mendes». Há um comentário de Beijokense, dizendo que a informação não é clara quanto ao encerramento de escolas e sugere que no meio dessa informação há «linguagem que é, nitidamente, da 5 de Outubro».
Pelos vistos esse comentário tinha alguma razão de ser :) porque, entretanto, a informação disponível no Carregal Digital foi alterada. Afinal, parece que não se tratou de uma aprovação (?), mas tão só que «O Executivo Camarário tomou conhecimento, na última reunião de Câmara, realizada no dia 26 de Setembro, do parecer favorável emitido pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, do Ministério da Educação».

De qualquer modo, continuo na dúvida, já que a notícia do Carregal Digital não bate certo com a matemática que eu aprendi com o meu pai e com os professores da Escola Primária de Beijós. «No edifício em questão serão concentrados cinco estabelecimentos de ensino com menos de dez alunos a distribuir por 7 salas num total de cerca de 100 alunos». Cinco estabelecimentos de ensino com menos de dez alunos resulta, necessariamente, num máximo de 45 alunos. De onde vêm os cinquenta e tal que faltam?

2 Beijos:

Anónimo disse...

Faltam os alunos que abandonam a escola sem o aproveitamento mínimo.
Mas esses já não cabem nas cadeirinhas.

Anónimo disse...

Mais um edifício, mais 1 milhão de euros. A aposta é na educação ou no betão?

Enviar um comentário