Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 13 de setembro de 2008

Fundação Champalimaud premeia cientistas no campo da visão

«Descobertas fundamentais sobre os mecanismos de funcionamento da visão valeram a dois cientistas norte-americanos o prémio António Champalimaud de Visão 2008. Jeremy Nathans e King-Wai Yau receberam ontem um milhão de euros pelo trabalho desenvolvido na Universidade Johns Hopkins e que abre caminho a novas abordagens terapêuticas.

(...) 

  

O trabalho de Jeremy Nathans, professor de Biologia Molecular, Genética e Oftalmologia, revela as sequências genéticas que codificam os pigmentos visuais humanos, identificando os seus mecanismos de acção e a forma como mutações nestes genes originam patologias da retina. (...)

 

A instituição de apoio à ciência foi criada em 2004 por testamento do empresário António Champalimaud e contou com uma dotação de 500 milhões de euros.

 

O prémio é atribuído anualmente, sendo nos anos pares distinguidas descobertas excepcionais no campo da visão e, nos ímpares, trabalhos práticos para minimizar,  no terreno, os efeitos das perturbações e perdas de visão, nomeadamente, em países em desenvolvimento.»


Notícia comunicada pelo nosso leitor Francisco

0 Beijos:

Enviar um comentário