Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Atletas lusos na Capital Chinesa - Pequim2008

"Os atletas paralímpicos portugueses Carlos Lopes e Firmino Baptista ainda não entraram em competição mas já marcam pontos em Pequim, ao serem as primeiras pessoas a entrar com cães no Mercado da Seda da capital chinesa.
 
A história, revelada hoje no diário China Daily, passou-se sexta-feira, quando os dois atletas lusos, cegos, passearam no Mercado da Seda da capital chinesa, um local onde se pode comprar desde a seda que dá nome ao espaço até artigos electrónicos e onde não é habitualmente autorizada a entrada de animais de grande porte como Gucci e Nita, duas cadelas-guia de raça Labrador.
(...) 
De acordo com o Beijing Daily, cerca de 235 lojas da capital chinesa adoptaram medidas nos seus espaços comerciais para receber pessoas com deficiência, nomeadamente através da construção de rampas de acesso, diminuindo a altura das caixas registadoras e autorizando a entrada de cães-guia.
 
Han Yongguang, gerente da Mansion Guiyon, um espaço comercial na zona das embaixadas e de negócios de Pequim, explicou que o espaço foi renovado para receber pessoas com deficiência, enquanto os funcionários da loja foram treinados para melhor lidarem com as dificuldades dos clientes.
 
O mesmo responsável reconheceu, no entanto, que na zona das casas de banho poderá haver dificuldades por estas terem sido construídas nos anos 80 do século passado e necessitarem de uma profunda renovação para serem adaptadas.
 
(...)
 
Depois dos Jogos Olímpicos, entre 8 e 24 de Agosto, a capital chinesa recebe agora as competições paralímpicas, de 6 a 17 de Setembro."
 
Notícia enviada pelo nosso leitor Francisco

0 Beijos:

Enviar um comentário