Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Jogos Tradicionais



1 Beijos:

Anónimo disse...

Excelente ideia. Óptima iniciativa.

Está de parabéns ao "grupo PSJ" ao organizar “Os Jogos Tradicionais”.

Num tempo em que parece que tudo o que é diversão e actividades lúdicas está no computador, é bom saber que houve e há jogos de puro prazer mas também educativos que os mais velhos praticaram, que não passam de moda, são bastantes mais baratos que as consolas, podem ser de produção nacional e por isso não agravam o défice comercial do país.

Jogar, qualquer jogo, exige destreza, perícia, autocontrole, capacidade de concentração e sobretudo inteligência. Os jogos (falo, obviamente, dos jogos não viciantes) são, por isso, muito importantes para desenvolver o espirito de equipa, a necessidade de regras e do respeito por estas. Numa palavra, são importantes para a sociabilização e para o desenvolvimento humano.

E construir os instrumentos para desenvolver esses jogos, como se fazia no passado?
Por exemplo, quem sabe fazer uma bola de trapos como deve ser? Quem sabe fazer piões, bicicletas de cana, instrumentos musicais de cana, de pau de sabugueiro como flautas ou outros? E que tal um concurso, com pequenos prémios, para quem construir e apresentar os melhores instrumentos de jogos tradicionais?

Por razões de recreio tenho procurado iniciar alguém no jogo do pião e, confesso, tenho tido algumas dificuldades, particularmente no acertar no pião das nicas, sempre fugidio e difícil de apanhar.
Espero acelerar os treinos para estar em forma no próximo dia 8.

Parabéns, também, pelo cartaz.

A. Abrantes

Enviar um comentário