Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 13 de abril de 2008

Chuvadas provocam escorrências das lamas radioactivas na Urgeiriça

O Diário de Notícias noticiou:

"(...)
As lamas radioactivas depositadas nas escombreiras das minas da Urgeiriça não estão totalmente seladas. As obras de requalificação daquelas minas de urânio em Canas de Senhorim, Nelas, são inauguradas na próxima segunda-feira, mas as fortes chuvadas voltaram a provocar escorrências das lamas radioactivas nas escombreiras que estão a ser seladas. Desde o encerramento das minas, em 2004, já morreram mais de cem antigos mineiros - o último dos quais na terça-feira.

(...)

A barragem Velha, local onde estão acumulados mais de quatro milhões de toneladas de resíduos, resultantes da exploração das minas de urânio, começou a ser selada em 2006 e já nesse ano as fortes chuvas encheram a barragem e provocaram o escorrimento das lamas radioactivas para o rio Mondego.
(...)
...opinião de Américo Borges, médico em Canas de Senhorim (...) afirma que a população à volta da Urgeiriça fosse sujeita a exames...

O estudo, que abrangeu 966 pessoas, permitiu aferir que as concentrações de substâncias radioactivas com origem no urânio foram também "detectadas nos solos, águas, produtos hortícolas e no radão existente no ar exterior e interior das habitações, sendo mais elevada a sua presença em Canas de Senhorim, comparativamente às restantes freguesias".
(...)

Fonte: Diário de Notícias

2 Beijos:

Anónimo disse...

Tudo isto faz parte do Portugal que tive-mos, que te-mos,tere-mos e
por essa e outras nao podere-mos, estranhar muito.

Fados missas e bola,sao as diverssoes desse povo que pede esmola.

O falecido Tenente "MELO"
do "PENEDO." A sua visao ultrapassava
aquele val que se avista da ponta do Penedo.
Conhecido pelo val do DAO.
Tendo ocupado o posto de Capitao do porto de Benguela, em Angola.
Aos seus descendentes, os meus iternos agradecimentos, por esta sua frase.

Anónimo disse...

Peco desculpa, de nao ter adicionado o meu nome ao comentario anterior.

Francisco Abilio Abrantes
California U.S.A.

Enviar um comentário