Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Novo mapa judiciário

Numa altura em que está na ordem do dia a polémica sobre a proposta de um Novo Modelo de Organização Judiciário (e Novo Mapa Judiciário), o Beijós XXI apresenta uma proposta de reorganização judiciária elaborada pelos cidadãos dos Pardieiros... em 1882.

«Os unicos juizes das commodidades e interesses dos povos, são os proprios povos.
É, pois, em nome d'essas commodidades e dos seus interesses, que os habitantes da povoação dos Pardieiros, da freguezia de Beijóz, abaixo assignados, veem perante Vossa Magestade rogar que os desanexe da Commarca de Santa Comba Dão, e os incorpore na de Vizeu.
Ligados n'uma grande parte por laços de familia à freguezia de Silgueiros, que lhes é lemitrophe e pertence à Commarca de Vizeu, teem, aquella povoação com esta freguezia, interesses communs, que muito lucram em pertencerem à mesma commarca. Todas as relações commerciaes dos suplicantes são com Vizeu, e poucas ou nenhumas com Santa Comba Dão. As vias de communicação com Vizeu são alem de mais curtas, mais commodas, pois da povoação dos suplicantes a Vizeu distam apenas quinze kilometros, ao passo, que para Santa Comba Dão teem os suplicantes de precorrer uma distancia de vinte e oito kilometros. Para Vizeu teem os suplicantes uma estrada (Destrictal) concluida, quando para Santa Comba Dão teem por concluir perto de seis kilometros, em tempo d'inverno, quazi intransitaveis.
D'aqui resulta, que chamados os suplicantes a qualquer acto judicial, são obrigados a marcharem de vespera para Santa Comba, a pernoitarem ahi muitas vezes mal, por falta de commodidades, e se as obteem é por um preço ás vezes superior ás suas posses. Se uma audiencia acaba tarde, ja não podem regressar se não no dia immediato, repetindo-se-lhes o encommodo e as despezas. Para Vizeu ja não acontecerá o mesmo, porque a estrada tem metade da distancia e toda concluida come se disse. E quando mesmo a necessidade os obrigar a pernoitar n'esta Cidade tem uma duzia de casas hospedarias e estalagens para todos os preços e em tudo preferiveis á única que possue Santa Comba. Mas essa necessidade raras vezes se dará, porque os suplicantes ficam apenas a tres horas de jornada de Vizeu.
Por todas estas considerações, pertendem os suplicantes ser attendidos e esperam que Vossa Magestade, ouvidas as repartições competentes haja por bem deferir-lhes, ordenando que a povoação dos Pardieiros, freguezia de Beijós seja annexa á Commarca de Vizeu, como já em tempo metade d'ella o fôra

4 Beijos:

Micas10 disse...

Muito giro!

Quem diria, um movimento de auto-determinação nos Paridieiros?

António disse...

5 *****

Apoiado,

Subscrevo.

Anónimo disse...

Porque é que não se mantém por mais tempo na página da frente um texto como o de Jorge de Sena que estava a ser agora comentado quando, aparentemente, a página da frente apresenta muito espaço em branco?

beijokense disse...

Para evitar um carregamento de pág. demasiado pesado, isto está programado para mostrar na pág. inical os posts dos últimos 7 dias.
Os restantes podem ser acedidos por várias vias de navegação. P. ex, quem não aparece por aqui há uns tempos, pode, a seguir ao 1º post do 7º dia, clicar em "Mensagens antigas".

Enviar um comentário