Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Poluição na Ribeira da Pantanha na Urgeiriça

O jornal Sol noticiou:

"Espuma branca e malcheirosa 'invade' Ribeira da Pantanha, apresenta há vários dias poluição numa extensão de quatro quilómetros, entre a Barragem Velha da Urgeiriça e o Rio Mondego, no concelho de Nelas.

Segundo (...) antigo trabalhador da Empresa Nacional de Urânio (ENU), que tinha minas na Urgeiriça (freguesia de Canas de Senhorim), esta poluição não terá nada a ver com os resíduos deixados pela exploração daquele minério.

«Serão descargas de uma empresa a montante da Barragem Velha da Urgeiriça que não trata os seus resíduos», afirmou, explicando que a poluição resultante da exploração do urânio era diferente, «deixava a água escura, barrenta, porque transportava terras com materiais radioactivos».

(...)

Segundo o ambientalista, estas descargas já tinham originado outras queixas, havendo relatos de «peixes mortos na barragem dos Valinhos por causa da poluição».

O capitão Filipe Soares, comandante do destacamento de Mangualde da GNR, confirmou a existência de poluição na Ribeira da Pantanha, que está a ser averiguada, havendo suspeitas de descargas ilegais.

Fonte: Sol

0 Beijos:

Enviar um comentário