Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Mais apoios a famílias com filhos no secundário

Com o objectivo de generalizar o ensino secundário como patamar mímino de qualificação dos portugueses, foi reforçado o apoio a famílias com filhos a frequentar o ensino secundário, incluindo o acesso a computadores e a bolsa de mérito.


O novo Escalão Especial do Secundário destina-se a famílias de baixos e médios rendimentos não abrangidas pela Acção Social Escolar, com filhos que frequentem o ensino secundário, de acordo com o Despacho n.º 145/2008 publicado no Diário da República.


Os jovens e familias elegíveis devem-se dirigir-se aos orgãos escolares ou municipais.

Mais uma ajuda para quem quer estudar ...

2 Beijos:

Competitivo disse...

Segundo o Relatório da Competitividade da AIP, Portugal ainda lidera a tabela do abando escolar, com 36% contra uma média europeia de 15%.

Entre os 25-65 anos, apenas 27% dos portugueses têm o secundário completo, o que coloca Portugal na cauda EU como o país menor percentagem de adultos que possuem este grau de ensino.

Solicitador Mor disse...

Uma questão de justiça social:

1 - Devia ser criado o cheque estudante, cada aluno matriculado em qualquer estabelecimento de ensino público ou privado, não repetente, receberia um cheque de 150€ mensais;
2 - Todo o tipo de produtos destinados a crianças até aos 12 anos, estariam isentos de IVA;
3 - Todas os cidadãos ao atingirem a reforma teriam direito a 80% do seu vencimento, no entanto se tivessem tido 1 filho a reforma seria de 85%, 2 filhos - 90%, 3 filhos - 95%; 4 filhos ou mais - reforma de 100%;
4 - Famílias numerosas com necessidade de casa maior, ficariam isentas de IMT na compra de casa maior e IVVA na compra de uma carrinha com mais lugares, o IMI ficaria isento por 12 anos, depois só pagariam 50% de IMI se tivessem 3 filhos e 25% se tivessem 4 filhos;
5 - Nestes números ficariam incluídos os ascendentes com mais de 70 anos de idade que vivessem em casa dos filhos e a seu cargo. Ou seja um casal que tivesse 3 filhos e um ascendente com mais de 70 anos a viver a seu cargo, após os 12 anos de isenção de IMI, ficaria a pagar 25% do IMI indicado para aquela habitação, bem como ficaria isento do imposto automóvel na aquisição de um veículo automóvel com mais de 7 e até 9 lugares.
5 - Uma família com 3 filhos e um ascendente idoso a cargo pagaria 50% na portagem de auto-estradas com utilização de via verde.

Enviar um comentário