Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Planalto Beirão com direito a “oleões”

Os 19 concelhos da Associação de Municípios do Planalto Beirão (AMPB) vão passar a dispor de "oleões" onde podem ser colocados os óleos usados nas frituras domésticas, evitando assim a poluição de muitos milhões de litros de água.

O projecto foi ontem lançado em Tondela, o primeiro dos 19 concelhos a receber os "oleões" e, segundo o administrador-delegado da AMPB, António Pereira, será depois alargado aos restantes.

António Pereira explicou que foram comprados 50 contentores, representando um investimento de cerca de 20 mil euros, que, a seguir a Tondela, vão ser distribuídos por Mortágua, Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Viseu e Tábua (...)

Trata-se de um projecto dinamizado em parceria com a empresa Tratris – Tratamento de Resíduos Industriais Perigosos S.A., que há já três anos recolhe os óleos alimentares usados pelos restaurantes e cantinas, submetendo-os ao tratamento necessário (filtragem e centrifugação) e encaminhando-os depois para as unidades licenciadas para produção de biodisel (...)

As Beiras

1 Beijos:

Micas10 disse...

Mudar os hábitos na recolha de resíduos vai ser mais fácil, ainda bem.
Dizem que cada litro de óleo usado contamina 1 milhão de litros de água potável.
Vamos trabalhar para manter Beijós uma aldeia verde para os próximos 3000 anos.

Enviar um comentário