Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

João Pessoa é natural de Cabanas de Viriato

O Aveiro.PT noticiou:
sob o título:
"Estabelecimento Prisional de Aveiro pode encerrar"

"João Pessoa tem 46 anos, é natural de Cabanas de Viriato (Carregal do Sal) e assumiu a direcção do Estabelecimento Prisional de Aveiro em Julho. Em entrevista a O AVEIRO, o responsável fala na possível extinção de estabelecimentos prisionais mais pequenos, como o de Aveiro. O caminho deverá ser o da concentração em estruturas maiores. O director vê com bons olhos a ideia das visitas íntimas na cadeia e não esquece o problema da droga, da sobrelotação e da falta de guardas prisionais.

Que Estabelecimento Prisional encontrou quando chegou em Julho?

É o terceiro estabelecimento do mesmo tipo em que estou e cada um é um caso. (...) Há sempre mais a fazer mas encontrei a casa muito bem organizada e nesse aspecto posso estar tranquilo.

Que tipo de personalidade tem este Estabelecimento?

(...) Este está em plena Universidade, mesmo paredes meias com a Universidade e acho interessante sair e estar logo no Campus universitário.(...) Um aspecto engraçadíssimo é o facto de por vezes estar no gabinete e ouvir apitos de viaturas ou pessoas que passam na rua e gritam cá para dentro e depois os presos respondem lá para fora.

Há espaço suficiente para os reclusos?

Todos estes estabelecimentos regionais estão sobre lotados. É preciso perceber que estes estabelecimentos eram cadeias que serviam uma só comarca, cada comarca tinha a sua cadeia. Nos anos 60 e 70 houve um processo de concentração e nessa altura houve estabelecimentos comarcas que acabaram por se transformar em cadeias regionais, acomodando o serviço de outros estabelecimentos.(...)

Quantos reclusos estão na cadeia?

A lotação é de 88 (80 homens e oito mulheres) e neste momento estão aqui cerca de 130 pessoas. Mas também já estiveram mais, a sobrelotação tem vindo a ser aligeirada.

(...)

Há muitos toxicodependentes no seio da população reclusa?

Certamente que são entre 60 a 70 por cento.

(...)"

Para ler toda a entrevista clique: O Aveiro.pt


0 Beijos:

Enviar um comentário