Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Excursão a Fátima

«No passado Sábado, 17 de Novembro, um grupo de idosos utentes da Cáritas Paroquial de Beijós (CPB), acompanhados por funcionárias, membros da direcção e outras pessoas que se quiseram associar ao passeio, partiram em direcção a Fátima, muito cedinho e deixando muito frio cá pela nossa aldeia.
A viagem de ida fez-se em grande animação apesar do sono, mas os utentes da CPB são animados por natureza. Muitas canções populares e não só, aguns pedidos de boa viagem, muita conversa.. enfim... uma viagem agradável. A chegada a Fátima aconteceu por volta das 10.30h e fomos conduzidos a Aljustrel, aos Valinhos, para visitar as casas onde moraram os pastorinhos e alguns locais. Os passeios fizeram-se devagar, já que uns tinham em conta as dificuldades de locomoção de outros. O motorista que conduziu o autocarro fez de guia turistico.... Visitámos as duas casas dos pastorinhos, muito bem conservadas e com objectos de que muitos idosos se lembravam ainda serem do seu tempo, como salgadeiras, talhas para cereais e azeite, utensilios na cozinha, etc.

A hora do almoço aproximava-se e lá entramos nós novamente no autocarro e dirigimo-nos para o restaurante. Depois de todas as acomodações , o almoço começou a ser servido. Devo dizer e, acho que a opinião foi geral, o almoço estava muito bom mesmo. Dou desde já os parabéns á direcção da CPB pela escolha do local.

Depois do almoço seguiu-se a visita ao Santuário. Todos juntos, para que não acontecesse nenhum incidente dada a confusão normal de fim de semana no recinto. Como tinha de ser a visita principal foi à nova Igreja da Santissima Trindade. É realmente um espaço que impressiona. Pela arquitectura, pela grandiosidade , pelas obras de arte.....Outras considerações fomos tecendo depois em conversa. Ali permanecemos durante alguns minutos. Saímos fizemos uma visita rápida ao espaço exterior , voltámos a reunir-nos todos e caminhamos em direcção à Capelinha, onde cada um fez as suas orações e, já no final da tarde, lá nos despedimos e regressámos ao autocarro para voltar para Beijós.

A viagem de regresso decorreu também em grande animação, mais na parte da frente do autocarro , porque para trás a vontade de dormir era maior.... :)
Antes de chegar ao destino foi ainda feita uma oferta para o motorista, que se mostrou sempre muito animado, prestável e atenciosos com os idosos.
Na chegada à nossa terrinha, as funcionárias e membros da direcção terminaram o seu dia transportando os utentes a suas casas.»

Texto e fotos de Andreia Marques

1 Beijos:

António disse...

Parabéns à Cáritas Paroquial de Beijós, estas saídas representam, seguramente,uma injecção ânimo a todos quantos participam em especial aos mais idosos pelo convívio e pela alteração da rotina diária.

Têm motivo de conversa e recordações para muito tempo.

Parabéns também a Andreia Marques, pela reportagem.

Enviar um comentário