Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Feira do Livro

Como já vem sendo hábito, durante a próxima semana
na EBI Aristides de Sousa Mendes

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

João Pessoa é natural de Cabanas de Viriato

O Aveiro.PT noticiou:
sob o título:
"Estabelecimento Prisional de Aveiro pode encerrar"

"João Pessoa tem 46 anos, é natural de Cabanas de Viriato (Carregal do Sal) e assumiu a direcção do Estabelecimento Prisional de Aveiro em Julho. Em entrevista a O AVEIRO, o responsável fala na possível extinção de estabelecimentos prisionais mais pequenos, como o de Aveiro. O caminho deverá ser o da concentração em estruturas maiores. O director vê com bons olhos a ideia das visitas íntimas na cadeia e não esquece o problema da droga, da sobrelotação e da falta de guardas prisionais.

Que Estabelecimento Prisional encontrou quando chegou em Julho?

É o terceiro estabelecimento do mesmo tipo em que estou e cada um é um caso. (...) Há sempre mais a fazer mas encontrei a casa muito bem organizada e nesse aspecto posso estar tranquilo.

Que tipo de personalidade tem este Estabelecimento?

(...) Este está em plena Universidade, mesmo paredes meias com a Universidade e acho interessante sair e estar logo no Campus universitário.(...) Um aspecto engraçadíssimo é o facto de por vezes estar no gabinete e ouvir apitos de viaturas ou pessoas que passam na rua e gritam cá para dentro e depois os presos respondem lá para fora.

Há espaço suficiente para os reclusos?

Todos estes estabelecimentos regionais estão sobre lotados. É preciso perceber que estes estabelecimentos eram cadeias que serviam uma só comarca, cada comarca tinha a sua cadeia. Nos anos 60 e 70 houve um processo de concentração e nessa altura houve estabelecimentos comarcas que acabaram por se transformar em cadeias regionais, acomodando o serviço de outros estabelecimentos.(...)

Quantos reclusos estão na cadeia?

A lotação é de 88 (80 homens e oito mulheres) e neste momento estão aqui cerca de 130 pessoas. Mas também já estiveram mais, a sobrelotação tem vindo a ser aligeirada.

(...)

Há muitos toxicodependentes no seio da população reclusa?

Certamente que são entre 60 a 70 por cento.

(...)"

Para ler toda a entrevista clique: O Aveiro.pt


Lave daí as suas mãos

Lavar as mãos previne o contágio com o vírus da gripe.


"Investigadores britânicos descobriram que a melhor maneira de prevenir a propagação da gripe comum e até mesmo o vírus da gripe das aves é lavar as mãos com frequência.

O investigador John Oxford, da Queen Mary’s School of Medicine, em Londres, analisou os melhores métodos de prevenção da gripe e concluiu que, ao invés de utilizar produtos anti-virais, as pessoas deveriam ter a higiene pessoal como prioridade para evitar a doença. Deste modo, o cientista explicou às agências internacionais, que o modo menos efectivo de prevenir a transmissão da gripe comum é o uso de lenços de papel anti-virais.

Fotografia: MundoPT

Vários estudos científicos têm demonstrado que os vírus da gripe podem sobreviver nas mãos durante várias horas, propagando-se pelo contacto directo.

Além da infecção por meio de tosse e espirros de outros indivíduos, as pessoas podem contrair o vírus através das mãos, ao tocar um objecto ou uma pessoa infectados. Se coçam o nariz ou os olhos com os dedos contaminados pelos vírus, também podem infectar-se com a gripe e espalhar a doença para outras pessoas, levando a um círculo imparável. Para deter esse círculo, a melhor maneira é lavar as mãos, segundo os especialistas britânicos."

Texto: Médicos na Internet


***
Como lavar as mãos

Um conveniente método para lavar as mãos deve atender aos seguintes pontos:

* Use sabonete líquido e água corrente;
* Esfregue vigorosamente as mãos enquanto as lava;
* Lave toda a superfície (incluindo as costas das mãos, os pulsos, o espaço entre os dedos e sob as unhas);
* Deixe a água a correr até que todo o sabonete tenha sido removido;
* Limpe as mãos com uma toalha descartável;
* Em casas de banho públicas, feche a torneira usando uma toalha de papel.
In: MundoPT

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

PIDE-DGSAE

Ando há algum tempo para escrever sobre este assunto aqui no Beijós XXI, mas não tem havido tempo, nem o caso é urgente :) No entanto, nos últimos dias, vários cronistas do Público lhe dedicaram atenção, o que despoletou a minha intenção de, finalmente, fazer esta postagem.

Começa a crónica de António Barreto, no passado Domingo: «A meia dúzia de lavradores que comercializam directamente os seus produtos e que sobreviveram aos centros comerciais ou às grandes superfícies vai agora ser eliminada sumariamente». Mais abaixo: «A solução final vem aí. (...) Estes exércitos de exterminação são poderosíssimos». Passe a figura de estilo, é disto mesmo que se trata, uma verdadeira (intenção de) exterminação! A pretexto de "segurança alimentar", a UE e o Estado querem regular o mínimo detalhe do que, como, quando e onde um cidadão pode comer ou beber. E o "exército" é bem nosso conhecido, a Direcção-Geral de Segurança (Alimentar e Económica). Ah, não é Direcção-Geral? Peço desculpa, mas parece!

António Barreto não o diz explicitamente, mas trata-se de uma exterminação a três níveis:


  1. O mais óbvio, o económico. Um dos objectivos é integrar a maior fatia possível da economia dentro do sistema fiscal. De modos que a Beijokeira já não pode ir a Beijós comprar galos, coelhos ou ovos às vizinhas, é proíbido! E trazer uns legumes da Fontanheira, talvez só "com guias". Enquanto alguns países procuram fazer reviver os mercados locais de produtos tradicionais, aqui extermina-se quem os poderia produzir e os "verdadeiros" produtos tradicionais têm obrigatoriamente de ser industriais!

  2. O segundo nível é o cultural. A foto que aqui deixo vai ser um verdadeiro monumento arqueológico. Vai ser muito difícil à geração do babete Beijós XXI acreditar que "antigamente" se criavam porcos com farinha moida pelo moleiro da aldeia, couves e os restos de comida lá de casa e das casas vizinhas, que agora se tornaram nos incómodos "resíduos orgânicos".
    Segundo notícia do DB transcrita no Carregal Digital, formou-se em Cabanas a Confraria do Galo, que se dedica a comprar galos no leilão de oferendas dos Bombeiros e a comê-los de cabidela. Claro que o diligente exército haverá de por termo a esta afronta - primeiro, os galos só poderão ser leiloados na presença de um veterinário, depois terão de ser abatidos num matadouro oficial, e acabar-se-á pura e simplesmente por proibir estas oferendas em géneros.
    É apenas um exemplo do que serão as consequências desta política no plano cultural. Outras já se estão a fazer sentir em todas as cidades, onde a DGS(AE) está a fechar todas as tabernas, tascas, casas de petiscos em geral, para se poder abrir crêperies, pizzerie, McDonald's e afins. É caricato os folhetos turísticos falarem do "ambiente único" desses estabelecimentos, das comidas e bebidas típicas, quando os turistas só poderão encontrar a mesma coisa que encontram em todo o mundo "civilizado".

  3. Finalmente, há um objectivo político de exterminar a liberdade individual. O Estado e a UE não só sabem o que é bom para nós, como nos querem obrigar a fazer apenas o que é bom para nós!
    Cozer broas num forno tradicional, de farinha feita em moinhos de água, a partir de milho não transgénico, amassada numa "insalubre" masseira de madeira! Isso é um quádruplo crime - os produtores vão acabar na prisão e os consumidores (principalmente aqueles que se vêem debaixo da parreira a dar cabo de uma bola de chouriça) vão ser obrigados a prestar serviço comunitário no intervalo das curas de desintoxicação numa clínica McDonald's.
    Maior crime será um almoço de porco no espeto com arroz de feijão da Fontanheira cozinhado pela D. Rosa. Paciência, meus caros, o próximo convívio do Beijós XXI é a seco! A não ser que o trajecto da caminhada passe num McDrive...

Material de Guerra na Barragem da Aguieira

"A GNR retomou hoje de manhã as buscas na zona da barragem da Aguieira, onde terça-feira à tarde foi encontrada uma caixa com armas e munições de guerra(...).

(...)

A caixa de madeira, que continha 29 armas G-3 e mais de 900 munições de calibre 7.62 milímetros, foi encontrada já ao escurecer, no lodo da barragem, por baixo da Ponte de Almaça do IP 3.

(...)

A descida drástica do nível da água da barragem deixou-a visível, estimando o Comandante da GNR de Santa Comba Dão, Fernando Colaço que já estivesse no local há algum tempo, porque se encontrava meia degradada."

Fonte: Diário Digital

Bombeiro de Cabanas ferido em serviço

"Um bombeiro da corporação de Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, ficou ontem à tarde ferido durante o combate a um fogo urbano.


O bombeiro, de 47 anos, sofreu uma queda na sequência do rebentamento de uma garrafa de gás e foi transportado para o Hospital S. Teotónio de Viseu."

Fonte: Correio da Manhã

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Um Beijosense no Deserto


Nuno Campos é descendente de Beijosenses, mora em S. Domingos de Rana e esteve em serviço no deserto que liga o Qatar à Arábia Saudita.












No âmbito de mais uma prova do Mundial de Endurance e a convite do Motor Clube do Estoril, Nuno Campos fez parte como Comissário Técnico de um grupo dos 60 elementos que organizaram esta prova do Mundial.

O MotoGP teve lugar no dia 12 de Novembro de 2007 no Qatar.




Fotografia: Nuno Campos

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Falecimento - Vitor Vieira



Pedindo desculpa aos nossos leitores pelo atraso nesta notícia, que se deveu a um problema de internet, não posso deixar de a publicar.

O Vítor Manuel Gonçalves Vieira, conhecido no nosso concelho por Vieira, solicitador e contabilista, natural de Cabanas de Viriato, partiu de entre nós aos 52 anos de idade, com muito ainda para dar ao nosso concelho, mais própriamente a Cabanas de Viriato, onde o seu dinamismo se reflectia nas colectividades de que fazia parte, que iam desde o futebol ao carnaval, grupo de bombos e outras.

O seu funeral constituiu uma enorme manifestação de pesar, de entre a grande multidão que a tal acto se associou, notando-se a presença de várias entidades concelhias.

A toda a família enlutada, e em especial a sua esposa e filhos (deixa 3 filhos menores), o Beijós XXI apresenta as sentidas condolências.

Posted by Picasa

(Obituário - 49)

Um pequeno grande caminhante





Aqui temos o Eduardo na altura em que foi "Agraciado" com o babete bordado Beijós XXI.

O Eduardo vai ficar na História do Beijós XXI, como a pessoa que mais caminhadas fez com esta idade.

Vejamos:

Em 20/05/2006 fez a caminhada do nosso blog, com 2 Mêses dentro da barriguinha da mãe.

A 01/10/2006 fez a caminhada do 1º. aniversário do Beijós XXI, com 7 Mêses dentro da barriguinha da mãe.

A 07/10/2007 fez a caminhada do 2º. aniversário do nosso blog, com nove Mêses de idade, neste caso "empurrado" pelo pai e pela mãe.

Parabéns Eduardo, os blogueiros têm de nomear-te sócio honorário do Beijós XXI!!!


E ao Carlos e Susana, apenas digo que tenho aqui um babete bordado a cor-de-rosa, á espera....

Posted by Picasa

domingo, 25 de novembro de 2007

68 000


Contador de Entradas:
0 001 - 08OUT2005
1 000 -
12DEC2005
10 000 -
13MAI2006
20 000 -
29SET2006
30 000 -
17JAN2007
40 000 -
12MAI2007
50 000 -
22JUL2007
60 000 -
02OUT2007
65 000 - 06NOV2007
66 000 - 12NOV2007
67 000 - 19NOV2007
68 000 - 25NOV2007

Boas-vindas a João Paulo Cortêz Abrantes


Tivemos conhecimento através do blogue O Nosso Espaço que temos mais um descendente de Beijós.

"Nasceu no passado dia 22, pelas 22.35 horas no Hospital St. Teotónio em Viseu , João Paulo Cortêz Abrantes filho de Paulo Jorge Ramos Abrantes e Leonor Pais Cortêz Abrantes com 37 semanas de vida, 47 cm e 2.920 kg."
Fonte: O Nosso Espaço





O Sr. Fernando Cortêz tem agora 21 netos.

O Beijós XXI dá os parabéns aos pais e a toda a família.

O Beijós XXI deseja muitas felicidades ao nosso conterrâneo mais jovem João Paulo.



(Nascimentos - 12)

Vamos aumentar a taxa de natalidade em Beijós


O Beijós XXI lança campanha simbólica de carinho para todos os novos Beijosenses e seus descendentes.

O Beijós XXI tem o prazer de oferecer um babete com o logo do nosso Blogue bordado.

Este acto de simples no seu valor, mas cheio de significado. Pois queremos ter mais leitores :)

Assim, apelamos a todos os Beijosenses e em especial aos futuros pais que tenham a gentileza de nos comunicar o nascimento dos novos Beijosenses ou seus descendentes.

Depois de publicado o anúncio de boas-vindas no Beijós XXI, temos o prazer de ofertar ao recém nascido um deste belos babetes, que terão algum préstimo e serão uma boa recordação.
Afim de levantar o babete deve um dos progenitores ou familiar identificado, dirigir-se ao estabelecimento Seguros Batista em Beijós ou enviar email para um dos Administradores: António ou Beijokense.

Construção Civil - Casas de Beijós - 43







Mais uma casa típica em pedra, foi restaurada,











Estão de parabéns todos quantos levaram acabo este restauro,
em especial a feliz proprietária...














Beijós fica mais bonito e acolhedor a cada casa recuperada e restaurada.

sábado, 24 de novembro de 2007

Vinhos portugueses ganham mercado em Angola

As regiões vinículas do Douro, do Dão e do Alentejo apostam em Angola como um mercado de vinho em expansão, especialmente para vinhos de elevada qualidade.

Segundo a Agência Lusa, e a entidade reguladora Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Angola ocupa agora o primeiro lugar no ranking dos países importadores dos tintos e brancos alentejanos, passando à frente dos Estados Unidos.

Angola, Brasil, Estados Unidos, Suiça, China e Canadá são, respectivamente, os actuais primeiros seis mercados dos vinhos da região alentejana mas Angola, Suiça, Brasil e China apresentam-se como os "mercados de maior crescimento".

Entretanto, a empresa Dão Sul alarga a sua rede de distribuição no mercado externo, onde já tem 50% das suas vendas.

Será que o vinho Dão combina bem com a comida angolana?

Rotas do vinho Dão passam por Beijós
CVR Dão

Fonte: Agência LUSA

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Cepo de oliveira com flor





Já vi árvores com mais de 100 anos...

já as vi morrerem de pé...






com flor,
com fruto,

mas,

um cepo de oliveira,
com flor tão bela,
nunca vi
senão em Beijós.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Excursão a Fátima

«No passado Sábado, 17 de Novembro, um grupo de idosos utentes da Cáritas Paroquial de Beijós (CPB), acompanhados por funcionárias, membros da direcção e outras pessoas que se quiseram associar ao passeio, partiram em direcção a Fátima, muito cedinho e deixando muito frio cá pela nossa aldeia.
A viagem de ida fez-se em grande animação apesar do sono, mas os utentes da CPB são animados por natureza. Muitas canções populares e não só, aguns pedidos de boa viagem, muita conversa.. enfim... uma viagem agradável. A chegada a Fátima aconteceu por volta das 10.30h e fomos conduzidos a Aljustrel, aos Valinhos, para visitar as casas onde moraram os pastorinhos e alguns locais. Os passeios fizeram-se devagar, já que uns tinham em conta as dificuldades de locomoção de outros. O motorista que conduziu o autocarro fez de guia turistico.... Visitámos as duas casas dos pastorinhos, muito bem conservadas e com objectos de que muitos idosos se lembravam ainda serem do seu tempo, como salgadeiras, talhas para cereais e azeite, utensilios na cozinha, etc.

A hora do almoço aproximava-se e lá entramos nós novamente no autocarro e dirigimo-nos para o restaurante. Depois de todas as acomodações , o almoço começou a ser servido. Devo dizer e, acho que a opinião foi geral, o almoço estava muito bom mesmo. Dou desde já os parabéns á direcção da CPB pela escolha do local.

Depois do almoço seguiu-se a visita ao Santuário. Todos juntos, para que não acontecesse nenhum incidente dada a confusão normal de fim de semana no recinto. Como tinha de ser a visita principal foi à nova Igreja da Santissima Trindade. É realmente um espaço que impressiona. Pela arquitectura, pela grandiosidade , pelas obras de arte.....Outras considerações fomos tecendo depois em conversa. Ali permanecemos durante alguns minutos. Saímos fizemos uma visita rápida ao espaço exterior , voltámos a reunir-nos todos e caminhamos em direcção à Capelinha, onde cada um fez as suas orações e, já no final da tarde, lá nos despedimos e regressámos ao autocarro para voltar para Beijós.

A viagem de regresso decorreu também em grande animação, mais na parte da frente do autocarro , porque para trás a vontade de dormir era maior.... :)
Antes de chegar ao destino foi ainda feita uma oferta para o motorista, que se mostrou sempre muito animado, prestável e atenciosos com os idosos.
Na chegada à nossa terrinha, as funcionárias e membros da direcção terminaram o seu dia transportando os utentes a suas casas.»

Texto e fotos de Andreia Marques

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Cáritas de Beijós, Uma Mão Amiga - 3



Porque a solidão é má companheira, na Cáritas de Beijós há Uma Mão Amiga.



Cáritas Paroquial de Beijós
Apoio Domiciliário a Idosos
Rua Abade Pais Pinto
Beijós
3430-521 Carregal do Sal


Tel: (00351) 232 672 047






Nas excelentes condições que tem a cozinha, ultimam-se os preparativos para servir o almoço.













- O melhor é irem entrando, meus amigos, não deixem arrefecer a sopa...






Cada um no seu lugar, nada de confusões, hem...












...então vamos lá, que isto de posar para fotografias também dá fome.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Igreja assaltada

A igreja paroquial de Beijós foi assaltada. Foi arrombada uma porta lateral e foi apenas levado o dinheiro que estava na caixa das esmolas.




Magusto na igreja




O frio não afastou as dezenas de pessoas que se deslocaram ao átrio da igreja paroquial, no passado Domingo, para desfrutarem do magusto com que a Comissão Paroquial brindou a população. Para além de poderem saborear as castanhas assadas na caruma, os presentes ainda puderam confraternizar num lanche-convívio.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

67 000


Contador de Entradas:
0 001 - 08OUT2005
1 000 -
12DEC2005
10 000 -
13MAI2006
20 000 -
29SET2006
30 000 -
17JAN2007
40 000 -
12MAI2007
50 000 -
22JUL2007
60 000 -
02OUT2007
65 000 - 06NOV2007
66 000 - 12NOV2007
67 000 - 19NOV2007

domingo, 18 de novembro de 2007

Ter um Blogue aos 95 anos

Maria Amélia é uma espanhola de 95 anos possui um blogue chamado A mis 95 años / 95 years old blogger.
Tornou-se um fenómeno da blogosfera ao vencer o prémio de Blog do ano em língua espanhola. Com a ajuda do neto, ela escreve sobre o dia-a-dia e recorda episódios da sua vida.

Maria Amélia incentiva todas as pessoas da sua idade a usar e abusar da Internet. Na sua opinião, os blogues podem ajudar a diminuir a solidão e a quebrar barreiras.


Combarro

Selos Beijós XXI

Como já deram conta, o bilhete postal que recebi do Batista trazia um selo muito especial - um dos 50 que os CTT emitiram com o logótipo actual do Beijós XXI.


Estamos seguros de que este selo virá a ter elevado valor patrimonial para coleccionadores, além do valor afectivo que tem para todos nós que gostamos da nossa ALDEIA + DIGITAL. Enquanto o stock durar, ofereceremos selo(s) Beijós XXI a todos os amigos que optarem por fazer um donativo ao Beijós XXI.


Para os residentes em Beijós & arredores, a forma mais prática é a deslocação ao posto de correios de Beijós, já que o encarregado do posto acumula a função com a de tesoureiro do Beijós XXI - assim podem fazer o donativo e levar imediatamente o selo ;-)
Poderão optar pelo selo "virgem" ou carimbado, num envelope ou num bilhete postal com vista aérea de Beijós; pessoalmente, considero que este selo terá mais valor com um carimbo de Beijós - afinal, durante mais quanto tempo existirá correspondência com "marca do dia" de Beijós?
Se tiverem um parente / amigo coleccionador, um cartão de Boas Festas com este selo é também uma interessante prenda de Natal!

Quem reside fora de Beijós, pode ver aqui como fazer um donativo à distância. Através de comentário no formulário PayPal, ou de email para beijokense@gmail.com, deve indicar a morada e a forma como pretende receber o selo (com ou sem carimbo, num envelope ou num bilhete). Pode até sugerir que enviemos um bilhete postal para uma 3ª pessoa, com texto à medida! :) Note, no entanto, que este selo só pode ser utilizado no serviço nacional; se o destinatário reside fora de Portugal, nós enviamos com ou sem carimbo dentro de um envelope convenientemente selado para o serviço internacional.

sábado, 17 de novembro de 2007

Convivio dos Beijosenses nascidos em 1952


Um grupo de beijosenses nascidos em 1952 estiveram juntos mais uma vez, com familiares e amigos, para celebrar os seus 55 anos e para recordar as memórias de infância.



Voltámos a partilhar algumas histórias do recreio da escola, das brincadeiras e das partidas de carnaval e a brindar as memórias que havemos de partilhar por muitos mais anos.

ps. O convívio foi a 6-Outubro, mas só agora encontrei as fotos. É próprio da idade, as coisas vão ficando mais lentas...

Correr o S. Martinho 2007

No passado domingo um grupo de amigos juntou-se e foi correr o S.Martinho.

Esta é uma tradição que se arrasta há muitos anos.
Uns com abóboras, chocalhos, guizos e outros com cornetas.

Campanha de Solidariedade "Um Brinquedo…Um Sorriso!"

A Delegação de Oliveira do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa, em colaboração com a Câmara Municipal, está a levar a efeito uma campanha de solidariedade com o objectivo de angariar brinquedos para distribuição pelas crianças mais carenciadas do concelho, durante a quadra natalícia.

Para garantir o seu êxito, a iniciativa conta com a boa vontade e espírito solidário de todos aqueles que possam contribuir com um pequeno brinquedo, presenteando as crianças que pouco ou nada têm.

Não é necessário um brinquedo novo. Basta que esteja em bom estado!

Pretende-se com um pequeno gesto fazer deste Natal uma época mais solidária, mais justa e mais Feliz para todos os carregalenses!Pode fazer a sua entrega, entre 16 de Novembro e 16 de Dezembro, na Junta de Freguesia da sua área de residência, na Unidade de Socorro da Cruz Vermelha de Oliveira do Conde, na Câmara Municipal, no Espaço Internet ou na Biblioteca Municipal.
Contamos consigo!
Fonte: Carregal Digital

Aguarelas de Júlio Rodrigues - 8



Júlio Rodrigues
nosso conterrâneo residente em Memphis, Tennesse, USA, publicou esta bela aguarela de Sangemil, num dos seus blogues, chamado Aguarelas Portuguesas, vale a pena visitar.



Para fazer uma visita aos Blogues de Júlio Rodrigues,
clique:
Aguarelas Portuguesas
Colliervisions


Link's:


Aguarelas de Júlio Rodrigues - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Bilhete Postal - Especial


Recebi hoje este Bilhete Postal, que o Batista me enviou no dia 13. Só demorou 3 dias úteis de Beijós a Tokelau, aproximadamente o mesmo que demoraria há 100 anos de Vilar Seco para Beijós.
Obrigado, Batista. Gostei do bilhete, fiquei ciente do seu conteúdo, tem uma bonita vista aérea sobre a Quinta dos Caminhos e o nosso Terreiro. Um abraço e espero que tenhas gostado de Oxford - mandaste-me um bilhete de lá?

Quinzena Aristides de Sousa Mendes - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria

Quinzena Aristides de Sousa Mendes

Como instituição de ensino superior consideramos que a nossa missão vai mais além do que a formação académica. Neste âmbito estamos a preparar uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes. Queremos formar profissionais competentes, mas também seres humanos conscientes e cívicos.
Homenagear a vida e obra de Aristides de Sousa Mendes, junto da sociedade civil no geral, e em particular junto da nossa comunidade académica, parece-nos pois da maior importância.
Neste sentido, de 5 a 19 de Dezembro, e para a homenagem a que chamamos “Quinzena Aristides de Sousa Mendes”, estão previstas as seguintes actividades:

- Exposição “Aristides de Sousa Mendes BD” (cedida pelo Museu da Resistência) e que será complementada com documentos cedidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e com espólio pessoal da família; - esta actividade terá lugar na Biblioteca José Saramago, de 5 a 19 de Dezembro, e estará aberta à comunidade académica e à comunidade civil. Para esta actividade serão ainda convidadas as Escolas Secundárias da Região, (para estas num esquema de inscrição prévia).

- Visionamento de documentários; - esta actividade terá lugar na Biblioteca José Saramago, de 5 a 19 de Dezembro, e estará aberta à comunidade académica e à comunidade civil. Serão ainda convidadas as Escolas Secundárias da Região, (para estas num esquema de inscrição prévia).

Visionamento de documentários; esta actividade terá lugar na Biblioteca José Saramago, de 5 a Dezembro de 2007;

5 sessões:

Manhã - 10h00 e 11h00/Tarde - 15h00, 17h00 e 21h00

Mesa Redonda sobre Aristides de Sousa Mendes e o Holocausto, a realizar no dia 10 de Dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), pelas 16.30h no Auditório 1 – Edf. B. – com esta actividade, destinada em particular aos nossos alunos, pretende-se que numa conversa entre convidados, em que o público possa intervir, seja dada a conhecer a vida e obra de Aristides de Sousa Mendes, sendo este o grande objectivo deste evento. Serão ainda convidadas as Escolas Secundárias da Região, (para estas num esquema de inscrição prévia) -
Dia Internacional dos Direitos Humanos, pelas 16h30h, Auditório 1, Edifício B.

Fonte: http://www.estg.ipleiria.pt

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Um dia diferente nas Escolas de Beijós - 2






A Escola do 1º Ciclo de Beijós












Possui duas salas de aula, uma para o 1º e 2º ano e a outra para o 3º e 4º ano.










A Professora Isabel Amaral ensina os alunos do 3º e do 4º ano.









A professora Celeste Domingos lecciona o 1º e o 2º ano.

A Escola do 1º Ciclo tem a D. Helena Martins como auxiliar.









O Jardim de Infância de Beijós funciona numa sala do Edifício sede da Junta de Freguesia.







A Drª Cecília é a Educadora e tem a colaboração da D. Isabel Marques como Auxiliar.







O Beijós XXI, em nome de Beijós e das crianças das suas escolas endereça os agradecimentos aos alunos da Professora Paula Nunes do 6ºA, 6ºB e do 6ºC do Colégio Marista de Carcavelos, pelo seu acto amigo ao fazerem a entrega às Escolas de Beijós de 110 vídeos, 200 livros e 60 jogos didácticos.
Bem-hajam

Links:
- Um dia diferente nas Escolas de Beijós
- Colégio Marista de Carcavelos - Escolas de Beijós
- Colégio Marista de Carcavelos
- Carregal Digital