Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Parque EXPO apoia estratégia para Dão-Lafões

A experiência da Parque EXPO vai estar ao serviço do desenvolvimento da Região Dão-Lafões, de acordo com um contrato para a elaboração do Estudo de Enquadramento Estratégico para a Região Dão-Lafões entre a Parque EXPO e a Associação de Municípios da Região de Dão-Lafões (AMRDL). A Associação consiste de 14 municípios, e população de 290 mil e necessita de um Plano de Desenvolvimento para beneficiar dos fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para o período 2007-2013.

No seguimento do êxito da EXPO ’98 e do Parque das Nações, a Parque EXPO tem procurado outros clientes para a sua grande experiência em reabilitação urbana, promoção imobiliária, promoção de eventos e promoção turística, incluindo o programa Polis-Viseu.

O QREN, que orienta a utilização de fundos comunitários atribuídos a Portugal no âmbito da Política de Coesão, prevê a uma abordagem integrada ao desenvolvimento e uma contratualização com associações de municípios como a AMRDL. O Estudo Estratégico, que será executado em 4 meses, vai incluir o levantamento e caracterização do território e das suas potencialidades e a estratégia de desenvolvimento.
As Regiões de Turismo e Associações de Municípios são importantes para juntar esforços e fazer uma promoção regional mais eficaz do que estaria ao alcance dos pequenos municípios individuais.

Neste momento, é difícil saber Carregal do Sal faz parte desta Associação de Municípios e se este estudo vai incluir Beijós. No que respeita às Regiões de Turismo, Carregal do Sal foi curiosamente incluído na Região de Turismo Centro, com base em Coimbra, e não na Região de Turismo Dão-Lafões que inclui os outros municípios do Distrito de Viseu.
Em qualquer caso, ambas estas Regiões de Turismo parecem ficar bastante atrás da Região de Turismo da Serra da Estrela em termos de dinamismo.

2 Beijos:

Carlos Peixeira Marques disse...

1. O Beijós XXI noticiou a constituição da Associação de Municípios de D-L, incluindo C. do Sal.

2. As Regiões de Turismo são formadas por um processo idêntico ao das Associações de Municípios, i.e. cada concelho escolhe pertencer a uma ou outra RT (ou a nenhuma), obviamente dependendo do acordo dos outros e da contiguidade. C. do Sal já pertenceu à RTDL, tendo optado por sair e integrar-se na RTC.

3. Entre os estudiosos do tema, há um largo consenso sobre o nº excessivo de RT's. Estas não têm obtido quaisquer resultados na promoção turística, e não se espera que a situação se altere enquanto forem lideradas por tachistas profissionais. Entre os políticos, parece que a opção será fazer coincidir as RT's com as 5 regiões-plano.

Micas10 disse...

O que importa é mostrar trabalho, haverá trabalho feito que verdadeirmente ajuda a região?

A RTDL e RTC não dão resposta às necessidades.

Enviar um comentário