Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Quadros interactivos nas salas de aulas motivam alunos

As novas tecnologias podem ajudar a melhorar o rendimento dos alunos.

«Um ensino mais dinâmico e motivador é o que pretende o Centro de Formação de Penalva e Azurara, que está a incentivar os professores a usarem o quadro interactivo multimédia, deixando de lado o tradicional giz e retroprojector.
Nos concelhos de Mangualde e de Penalva do Castelo, estão já equipadas com aquele quadro 24 salas de jardins-de-infância e de escolas básicas e secundárias, no âmbito do projecto “Inovar com QI”, que arrancou em Setembro passado, financiado pela Areal Editores.
Segundo José Miguel Sousa, director do Centro de Formação de Penalva e Azurara, 53 professores assumiram o compromisso de usar esta tecnologia nas suas aulas – em disciplinas como Matemática, Francês, Língua Portuguesa, Filosofia e Química – e de prestar informações sobre o que se passa.
O tradicional retroprojector tapado com um pano e colocado ao fundo da sala onde hoje decorria uma aula de Língua Portuguesa de uma turma do 11.º ano indiciava que o “protagonista” era outro: o quadro interactivo que captava a atenção dos alunos, na parede principal. Com uma “caneta” com as mesmas funcionalidades de um “rato” colocada em cima do quadro, a professora Ana Maria Amaral ia manipulando as imagens projectadas do computador, enquanto incentivava os alunos a acompanharem o seu raciocínio.
No final, os alunos garantiram que a aula sobre a obra “Frei Luís de Sousa”, que à partida poderia ser monótona, “até foi interessante”. “Se fosse uma aula com quadro normal era capaz de se tornar aborrecida".»
As Beiras

0 Beijos:

Enviar um comentário