Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 4 de abril de 2007

O Passeio da Associação

Um sol ameno irradia a fria manhã de Domingo. Os seus primeiros raios são aproveitados por um grupo de pessoas. Tantas quantos os minutos da hora que mudou. Não o suficiente para lhes enganar o relógio. Foi a alegria de passear numa manhã domingal que as tirou da cama. O relógio marca nove horas. Como habitualmente, sorriem (ensonadas) para as câmaras fotográficas que guardam o momento. Está dado o sinal de partida para a jornada que se segue.

Pés à obra. Esperamos que o percurso não se transforme num calvário antes de lá chegarmos. Aqui vamos nós. Gente conviva, esta. Aproveita-se para se pôr a conversa em dia enquanto o matutino Beijós vai acordando. Dá-se-lhe os bons-dias.


Estamos a chegar às Mestras. Ao fundo começam-se a vislumbrar traços de um vale encantado. O céu desceu à terra! Tudo irradia. Os raios que atravessam o transcendente e fumegado horizonte, ainda conseguem fazer com que os prados brilhem. Decerto que as suas ervas saberão docemente quando forem pastadas. Ouvimos a ribeira a correr apressada, a fugir do fogo que arde sem se ver, enquanto a atravessamos. Permanece um friozinho que arrepia a pele.

Continuamos num trilho de terra pisada enquanto dizemos à ribeira um “até já!”. Uma nova fragrância de Primavera invade o nariz. O vento não compareceu. Talvez esteja a recuperar da última saída nocturna. De certo à tarde fará uma escapadinha.Subimos a escarpada Ladeira. Procuramos Jerusalém ao fundo, mas só vimos Beijós. Ai santo Calvário que tão bela paisagem nos mostras! Hora para a fotografia, e de seguida nova procissão. Descobrimos longos campos escondidos . Aqui a terra tresanda a suor. Dois pios fininhos lembram que a Primavera chegou há bocadinho. Chegamos ao Deldoreto.
Quanto maior é a subida maior é o tombo e nova escarpadura nos espera. Agora é a descer. Entramos no Caminho da Ribeira. Dizemos-lhe novamente “olá!”. Perscrutamo-la mas não encontramos peixes. “Já lá vai o tempo.”. Nova subida e o calor sobe connosco. Duas pedras voam sobre nós. Olhei com mais atenção e vi que eram andorinhas. Escondemo-nos novamente na sombra dos pinheiros, que nos irá acompanhar até ao Penedo.

A partir dum magnífico miradouro vislumbramos uma paisagem de cortar a respiração. Os nosso olhos perdem-se no abismo que ladeia a laje que pisamos. O Dão corre silencioso, no fundo, enquanto passa por entre uma dúzia de casas e muitos outros descampados. O Sr. João já aí vem com a fruta: chegou a hora do farnel matinal. Duas andorinhas poisam para descansar. Um pastor passa com as suas ovelhas.

Novo lanche, agora numa casa portuguesa, com certeza. Um copito de vinho para o pessoal. E para quem ainda não conseguiu acordar da vista sobre o vale do Dão, também há café. Adeus Penedo, que ainda há muito para andar. A terra transformou-se em alcatrão. Apanhamos o nosso Expresso do Oriente com paragem em Beijós. Mas esta terra não gosta da cor negra e rapidamente retoma a original. Perdemo-nos numa imensidade de árvores de folha acicular. Também estas não quiseram faltar. Algumas vieram do outro lado do mundo para nos fazerem companhia. Caminham em direcção ao céu, como antenas.


Antes da subida final, de novo a ribeira. Agora é a que vem do Pisão. Chegámos à Associação. Acabou o passeio, mas ainda chegámos a tempo de ver o milagre da multiplicação. De pessoas, agora temos o dobro. Será preciso um idêntico para a comida? Vamos, o porco está à nossa espera.

Também no site da ACDB.
Mais fotos.



2º Classificado
Medalha de Prata

12 Beijos:

Anónimo disse...

Nuno, excelente texto e fotos. Aqui tão longe fiquei com água na boca(e isto não tem nada a ver com o porco).

Duas sugestões:
a) Para os leitores que não conhecem todos os recantos da área de Beijós, que tal publicarem um mapa da Freguesia com os nomes dos differentes lugares superimpostos?
b)Para os mesmos leitores, porque não incluir legendas para as fotos com o nome do lugar onde são tiradas?

Assim, um dia que a oportunidade se apresente, eu (e outros) puderão
talvez visitar estes bonitos lugares e satisfazer a sua curiosidade.

Parabéns.

Susana disse...

Parabéns Nuno, excelente post.

Anónimo disse...

CUM CATANO.
Sim senhor Nuno desta vez esmerastes-te e não estás nas fotos!!!

beijokense disse...

@Campesino

Obrigado pelas suas sugestões.
Quanto à sugestão a), penso que as ligações na barra lateral, na secção "BEIJÓS NO MAPA", cumprem a função -- note-se que os utilizadores poderão acrescentar localizações no WikiMapia. Poderemos postar um esquema da Freguesia, mas parece-me que se os leitores explorarem as potencialidades do WikiMapia ganharemos bastante em dinamismo e flexibilidade.

Anónimo disse...

Parabéns Nuno!Que belo texto!
Exprime exactamente aquilo que penso quando chego a BEIJÓS. Vale encantado!!!!
EXCELENTE.
Obrigado
Isabel Marques
DAMAIA

Anónimo disse...

A 1ªfoto é o caminho do ribeirinho e a 2ª? É na Rbeirra???
ISABEL MARQUES

Anónimo disse...

Parabens pelo texto;... não sei se vale mais pelo que exprime se pelo o que sugere, mas deu uma grande volta muito rápido.

Micas10 disse...

Muito poético.
De facto, há algo de delicioso no ar fresco da manhã nos montes e vales da nossa terra.

Anónimo disse...

Quem escreve assim não é "gago".
Descrição pormenorizada de tal forma que qualquer pessoa depois de ler fará o percurso de olhos fechados!
Uma reportagem magnífica.
Parabén Nuno.
Parabéns Associação.

Unknown disse...

nuno cm eu ja t disse...tu tens jeito p politico...lol mas estes dotes desconhecia!!!!! aplica-te...pk nao um blog so de reflexoes????hihi

Linda disse...

NUNO PARABÉNS. as fotos estão deslumbrantes.
realmente a nossa terra tem lugares esplêndidos.

parabéns a ACDB por esta caminhada
boa Páscoa para todos os contribuitores e leitores do BEijós XXI

Anónimo disse...

Ai o plágio...

Enviar um comentário