Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Estufas protegem as hortas da geada

Enquanto a primeira geada do Outono pode ser bem-vinda pois torna as couves mais tenrinhas, a última geada da Primavera nos fins de Março e inícios de Abril arrisca a vir estragar as jovens plantinhas recém nascidas e os rebentos de algumas árvores.

Por isso é importante prever a última geada da primavera, geralmente a meados de Abril, e proteger as culturas com estufas simples ou altamente climatizadas.
As estufas dos agricultores profissionais fizeram de Beijós a horta da região, pois têm acompanhado a expansão do cultivo protegido de hortícolas que se tem verificado nos diversos países do Mediterrâneo. Esta agricultura de estufas é orientada para a crescente procura de vegetais e verduras no mercado ao longo de todo o ano.

Tradicionalmente, as primeiras plantações do ano eram protegidas por uma raminhos de giestas, mas mesmo assim as últimas geadas causavam sempre muitos danos.

Mas agora até as hortas caseiras de Beijós gozam de proteção, graças às microestufas feitas de Garrafões a Fundo Perdido, uma tecnologia simples mas engenhosa que se pode generalizar facilmente.

Ver Instituto de Meteorologia

1 Beijos:

Anónimo disse...

mario costa - deviao mete mais fotos

Enviar um comentário