Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Automóveis de Salazar vão estar na FIL


"Dois carros que estiveram ao serviço de Salazar, um Chrysler Imperial e um Cadillac 75, vão estar em exposição no salão internacional Motorclássico, na FIL, em Lisboa, nos dias 27, 28 e 29 de Abril, numa altura em que o nome do ditador volta a ocupar páginas dos jornais.

Os dois carros - o primeiro de 1937 e o segundo de 1947 - fazem parte da colecção do Museu do Caramulo, no concelho de Tondela.
«O Chrysler [blindado] foi o primeiro comprado pela PIDE para Salazar, após o atentado que sofreu, para ele usar até que chegasse o Mercedes 770 Grosser», explicou à Agência Lusa Tiago Patrício Gouveia, do Museu do Caramulo.
O Mercedes blindado, que também pertence à colecção do Museu do Caramulo, chegou, mas o Presidente do Conselho de Ministros raramente o terá usado, ou mesmo nunca, como está convencido Tiago Gouveia, «ainda que haja quem diga que ele andou uma vez nele e que há uma fotografia a prová-lo».
«Ele ficou mesmo bastante chateado por terem comprado esse carro sem o seu conhecimento. Nunca o quis porque achava que era muito ostensivo e que poderia dar a ideia de ligação ao regime nazi, como veio a acontecer», acrescentou.
Correram boatos de que o Mercedes teria sido oferecido a Salazar por Hitler, o que Tiago Gouveia garante ser mentira, porque «a nota da encomenda refere que esta foi feita directamente à Mercedes Portugal, seguindo então depois para a Alemanha».
«Salazar tinha outro carro que usava no dia-a-dia que, mais tarde, trocou pelo Cadillac 75 de 1947», que irá estar na FIL juntamente com o Chrysler."
Portugal Diário

Para alem da FIL aqui bem próximo está um excelente museu de automoveis antigos para visitar, vale bem a pena.

0 Beijos:

Enviar um comentário