Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 23 de março de 2007

Hino da Alegria para celebrar 50 anos da Europa

No domingo, às 16:00, 50 anos depois da assinatura do Tratado de Roma que criou a Comunidade Económica Europeia a 25 de Março de 1957, duas centenas de bandas de todo o país tocam o Hino da Alegria em simultâneo.

O Hino da Europa, que é parte do Ode à Alegria, o último andamento da 9ª sinfonia de Beethoven é um dos simbolos mais emblemáticos da União Europeia . Neste dia, vale a pena recordar, reflectir e sobretudo agradecer esta grande construção da paz e prosperidade na Europa na segunda metade do século XX, em forte contraste com a depressão económica, as perseguições e as duas guerras mundiais que caracterizaram as décadas anteriores.

Portugal aderiu a 1-Janeiro-1986 à CEE que passou a denominar-se União Europeia, em Novembro de 1993, com a entrada em vigor do Tratado de Maastricht, que instituiu ainda a criação de uma moeda única europeia.

No próximo dia 01 de Julho, Portugal assume, pela terceira vez desde a adesão, a presidência da União.

Fonte: Agência LUSA

Pena não termos uma banda em Beijós para participar neste encontro músical. Será que a Filarmónica de Cabanas quer vir tocar o Hino da Alegria ao nosso almoço depois da caminhada ?

VER http://europa.eu/50/what_celebrate/index_pt.htm

0 Beijos:

Enviar um comentário