Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Parabéns! A personalidade do ano é... você!

A revista norte-americana "Time", elegeu, na edição deste ano de "Personalidade do Ano", nada mais nada menos que "você", como personalidade do ano. Você, o cidadão anónimo que utiliza a segunda geração da Web. Você, que participa de alguma maneira no Beijós XXI. Você, que partilha vídeos no YouTube e imagens no Hi5. Você, que pesquisa informação na Wikipédia.
No fundo, você, que faz a internet. É este o conceito de Web 2.0. A internet feita pelos cibernautas.
Você é um contribuinte para a "McDonaldização" do mundo digital. A cadeia de restaurantes McDonald's espera que os seus clientes vão buscar a comida, e devolvam os tabuleiros após terminada a refeição. Na Web 2.0, os sites funcionam da mesma forma, mas ainda conseguem ir mais longe: esperam que os clientes cozinhem a sua própria comida. São os utilizadores que geram os conteúdos oferecidos pelos sites.
São estes utilizadores, como você, que estão a mudar completamente a forma de comunicar. A imprensa impressa está a ser substituída pelos milhões de Blogs existentes. Um blogger, ao escrever num blog, acaba por ser um pequeno jornalista. Os utilizadores de Internet acabam por ter um poder incrível sobre a sociedade.
Parabéns!

2 Beijos:

Anónimo disse...

Obrigado á "Time", sinto-me um gajo importante hoje.Um dia destes deviam atribuir também um prémio nóbel ao cidadão anónimo, ex. Donas de casa, agricultures, pedreiros etc.
Boas festas.

António disse...

Parabéns a todos os leitores do Beijós XXI,
somos nomeados "a personalidade do ano", pela TIME.

Enviar um comentário