Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Dia da Freguesia

Até algumas décadas atrás, guardava-se Dia Santo a 26 de Dezembro, em Beijós, por ser a data em que «chegou o Santíssimo», i.e. uma espécie de restauração da independência.
Como já escrevi aqui, no início do séc. XVIII a Freguesia de Saõ Joaõ Bautista de Beijòs integrava então o Concelho de Besteyros. No entanto, em 1732, não consta Beijós como freguesia na Lista de Fógos e Almas que ha[via] nas terras de Portugal, do Marquez de Abrantes, Censor. Durante um período que não sei precisar, Beijós pertenceu à Freguesia de S. Miguel da Lagiosa, mas, num dia 26 de Dezembro de 17??, restaurou-se a "independência", passando então a Freguesia de Beijós a integrar o concelho de Oliveira do Conde.

Correcção efectuada em 5-5-2007:
O que se passou nesse dia tem apenas que ver com o Santíssimo e nada com "uma espécie de restauração da independência". Não há qualquer interrupção nos registos paroquiais, pelo que Beijós nunca deixou de ser sede de freguesia. O Censor deve ter censurado Beijós!

1 Beijos:

Micas10 disse...

Eu lembrava-me vagamente do feriado local de 26-Dez ter algo a ver com a Lageosa ...

Enviar um comentário