Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Casa das Beiras reune membros a 19-Nov

Com a presença de mais de 20 membros, têve lugar a 19-Nov-06 a Assembleia Geral da Casa das Beiras em Lisboa, sob a presidência do Dr Miguel Ginestal.
A Direcção, liderada pelo Dr Pedro Correia, apresentou um breve resumo das actividades em 2006 e o orçamento para 2007 de pouco mais de 12 mil euros, que foi aprovado.

As prioridades da Direcção para 2007 são:
- Definir um novo modelo de financiamento, já que as quotas são bastante baixas, e racionalizar a gestão interna
- Estudar um novo projecto auto-sustentável para o espaço da Quinta de Santa Catarina
- Actualizar o ficheiro de membros, dinamizar a comunicação criando uma página na Internet e angariar novos membros particulares, associativos e empresariais
- Desenvolver novas actividades para mobilizar e motivar os membros e realçar o perfil das Beiras
- Promover ligações com os municípios e trabalhar em rede, articulando com outras associaçõe beirãs para promover os interesses da região

A Casas das Beiras tem uma grande história como embaixada cultural dos valores das Beiras em Lisboa mas tem agora que se reinventar para servir melhor os seus sócios no futuro. A Casa das Beiras também serve de elo de ligação a outras associações beirãs na capital e de apoio às 93 Câmaras Municipais dos 6 distritos da Região Centro que representa cerca de 20% da economia portuguesa.

A sede, que consiste de um pequeno apartamento na Avenida Almirante Reis, precisa de alguma modernização e restauro mas pode bem servir como ponto de encontro e gabinete de apoio às actividades associativas. A Casa das Beiras tem o usufruto da Quinta de Santa Catarina em Chelas, que poderia aproveitar melhor mas que exige também um grande investimento.

De facto, hoje em dia não compensa as associações terem grandes salões e auditórios para utilizar 2-3 vezes por ano, quando podem simplesmente fazer os seus eventos num hotel ou outros locais convenientes. Mesmo conseguindo financiar o investimento com donativos e mecenato, resta o problema de como gerir e rentabilizar as instalações ao longo do tempo.

Os membros presentes foram convidados a fazer uma visita virtual ao blog Beijós XXI, seguida de uma visita real à nossa Aldeia+Digital de Portugal. O Beijós XXI poderia certamente contribuir para a promoção dos valores das Beiras em conjunto com outras organizações.

Contactos: (e visita por marcação, ou terças-feiras das 11h-15h)
Casa das Beiras, Dr Rui Leitão de Carvalho, Secretário Geral
Av Alm. Reis, 256, 1ºEsq
1000-058 Lisboa
Tel: 218 494 565
casadasbeiras@oninet.pt

Mais sobre a Casa das Beiras 1 2 3
Outras Casas das Beiras Canada Brasil
Forum de Casas Regionais em Lisboa
Casa das Beiras no Beijós XXI

2 Beijos:

Micas10 disse...

Para os que estão lá fora, existe uma Casa das Beiras onde vocês estão ?

Micas10 disse...

O Deputado Miguel Ginestal que representa a Distrito de Viseu na Assembleia da República visitou hoje (25-Junho-07) Beijós.

É sempre bom que os nossos representantes políticos venham conhecer melhor as terras e as gentes que representam.

Que venham mais 5

Enviar um comentário