Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Visita ao Museu Municipal - Arqueologia

O enviado especial gostou particularmente da colecção de arquelogia do Museu Municipal de Carregal do Sal. A exposição está organizada cronologicamente, contendo um vasto e interessante espólio do Neolítico (Antigo, Médio e Final) e da Idade do Bronze (Pleno e Final), sendo mais modestas a colecções relativas à Romanização e à Idade Média.

Neolítico
Do Outeiro dos Castelos, foram recolhidos fragmentos de olaria e numerosas peças líticas, indiciando a presença de uma oficina de talhe com mais de 6000 anos. Aproximadamente da mesma época datam os pequenos objectos cortantes trazidos do sítio das Carriceiras e expostos em elevado número.

A maioria das peças expostas pode atribuir-se ao neolítico final, sendo de considerável valor os objectos encontrados nos monumentos funerários megalíticos identificados na área do concelho, mas também em diversos sítios chamados de habitat, os quais permitiram obter dados muito interessantes sobre o modo de vida dos que por aqui passaram há cerca de 4000 ou 5000 anos. Por exemplo, é consistente a evidência de que estes antepassados procediam à torrefacção, conservação e moagem de bolota.

Bronze Final
Os arqueólogos acreditam que o Castro do Outeiro dos Castelos foi, há cerca de 3000 anos, um lugar central na estrutura das primeiras "aldeias" (i.e. povoados permanentes) da Beira Alta. A sua importância justificou que o espaço tenha sido escavado em meia dúzia de campanhas, em resultado das quais o Museu conseguiu obter um valioso legado, com destaque para a evidência de produção metalúrgica - podemos afirmar que, muito antes da produção massiva de ferro nos fornos de Canas, Beijós esteve entre os primeiros centros de produção de ferro da Península Ibérica!
Da mesma época foram recolhidos fragmentos de barro na Malcata, postos a descoberto numa movimentação de solo para plantação de eucaliptos :(








Links:
Visita ao Museu
Pintura

4 Beijos:

AMSantos disse...

Excelente Post.
Mais um grande passo nesta odisseia de conhecermos melhor as nossas origens.
Muito obrigado Beijokense.

Anónimo disse...

Muito interssante....

e a HISTÓRIA AQUI TÃO PERTO !!!

Parabéns ao "repórter"

Anónimo disse...

Beijós a Concelho !!!

António disse...

Muito interessante.

Bom trabalho Beijjokense.

Enviar um comentário