Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Jornadas Pneumológicas de Viseu

«As IX Jornadas Pneumológicas de Viseu, que durante três dias decorreram numa unidade hoteleira desta cidade, perante uma plateia altamente selectiva, oriunda das mais diversas regiões do país.
(...) ‘muitas vezes’ os doentes ‘mal controlados transformam-se num caso epidémico’, agravado pelo facto de também não colaborarem com o médico. Ficou também vincada a certeza de que muitos pacientes ‘não têm condições económicas para comprar determinados medicamentos’, o que agrava toda e qualquer situação. Para combater o insucesso terapêutico foram adiantadas medidas como o controlo ambiental, noções básicas, ‘fazendo o fato à medida’ das possibilidades financeiras, dado que ‘cada caso é um caso’, e, por isso, o ‘fato’ não pode servir a todos de igual forma… A propósito, foi salientado que os médicos que prestam serviço nas instituições hospitalares ou nos centros de saúde, deverão ‘organizar os serviços não em função dos seus interesses mas em função dos interesses dos utentes’.

Na sessão de boas vindas, estiveram presentes, para além do responsável pelas Jornadas, Simões Torres, director do Serviço de Pneumologia do Hospital de S. Teotónio (Viseu), o governador civil, presidente da Câmara Municipal, responsável pela Subregião de Saúde local e o presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. Teotónio de Viseu.
(...)

Unidade de Sono para o Hospital de S. Teotónio

O director do Serviço de Pneumologia do Hospital de S. Teotónio (Viseu) defendeu a necessidade e importância de que esta instituição de saúde passe a contar com uma Unidade do Sono, hoje está presente nos mais diversos espaços, mexendo com muitos sectores da sociedade, desde os acidentes no trabalho até aos que se verificam na estrada. (...)
O ‘Serviço’ destina-se a atender pessoas com prolongadas paragens de respiração durante o sono, podendo, em situações extremas, provocar um desenlace fatal. Este serviço enriquece-se com as valências de Pneumologia Geral, Ventilação não Evasiva e Metodologia e Diagnóstico do Cancro do Pulmão’.»

Notícica: Notícias de Viseu

1 Beijos:

beijokense disse...

Vamos criar uma unidade do sono no Beijós XXI? - P'a ver se os administradores do blog dormem um bocadinho?

Enviar um comentário