Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 18 de novembro de 2006

Como Recuperar Aldeias Abandonadas


Tiveram lugar a 22-24 de Setembro de 2006 em Macedo de Cavaleiros, as
I Jornadas Ibéricas de Recuperação de Aldeias Abandonadas

Felizmente, Beijós não se fez representar !
Alguns estão cá de pedra e cal, e outros em espírito virtual, não abandonamos.
Para já, a Aldeia + Digital, continua sendo bem real, apesar das previsões mais pessimistas de alguns visitantes há 20 anos atrás.

Hoje reconhece-se que a aldeia não é apenas um espaço físico. É sobretudo um espaço social que revela um modo de vida singular, um sistema ecológico de vida inter-ligado e inter-dependente. A aldeia leva-nos a conhecer e reconhecer os nossos vizinhos, a fazer a vida em comunidade para além da família, dos amigos e dos colegas.

Bem perto, temos a Póvoa Dão, uma aldeia que caiu em desuso mas que foi recuperada.

É evidente que as aldeias mais remotas, que não gozam das boas estradas e caminhos de ferro da Linha da Beira Alta e de uma base económica resistente têm mais dificuldade em segurar a população.

2 Beijos:

Anónimo disse...

ola gostaria de saber como fazer para fazer parte do vosso evento. somos um casal cansados de viver na cidade e gostavamos de viver numa aldeia e colaborar com todo o nosso apoio e espirito de equipa para ajudar a recuperar aldeias abandonadas.se estiverem interessados em nos dar essa opurtunidade k tanto gostariamos de ter o nosso contacto e o 962511669......obrigado sonia abreu

Anónimo disse...

bom dia amigos,
foi com muito gosto que encontrei a vossa pagina, e decidi pedir-vos ajuda no que nos puderem ajudar.

nós somos um grupo que amigos de infancia e outros que acabaram por se juntar por esta causa,
cuidar do nosso planeta sem o afectar (ou afectar o minimo possivel, podendo viver uma vida autosustentável em paz e harmonia no meio da nossa linda e bela mãe natureza :)).

o k nos falta é tudo, menos boa vontade e amor !
somos jovens, trabalhamos aqui na localidade em que vivemos, para poder sobreviver na sociedade, temos presente no nosso ser a ecologia, temos algumas bases de sustentabilidade, ansiamos poder continuar a nossa vida,a trabalhar sim, mas a trabalhar pra nós, na terra como sempre fizeram os nossos avos e os nossos antepassados, vivendo em paz e da terra .

nós tivemos conhecimento que várias camaras e associações por este país estão interessadas em reabitar aldeias que estão a cair no esquecimento, a nossa ideia é mesmo essa, mas faltam-nos as bases, pois não sabemos onde nem como recorrer a esses planos de reabilitação eco sustentável.e ainda mais não temos pais nem grandes contas bancárias para comprar-mos os terrenos e montar o necessário...

esperamos que nos possam ajudar,e informar os passos que podemos dar para seguir em frente com este projecto.

um grande sincero obrigada desde já ,e esperamos pela vossa resposta :)
abraço fraterno de amor em todos os corações! 3õ

sonia arraes
flyandbehappy@hotmail.com

Enviar um comentário