Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 28 de maio de 2006

Plano Regional de Ordenamento do Território para a Região Centro.

No dia 24 de Maio foi apresentado em Viseu, no magnífico Solar do Vinho do Dão, mesmo ao lado do Fontelo, o plano de trabalho com vista à elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT) para a Região Centro.

Em 24 de Setembro de 2007 todo o trabalho tem de estar concluído. É a promessa.

Uma das novidades é que, para elaboração do PROT, muitas instituições vão ser chamadas a dar o seu contributo e mesmo os cidadãos vão poder participar, com os seus comentários, através de um blog e por outros meios.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCRDC) é que vai centralizar todo o trabalho.

Na Região Centro vive cerca de 1,7 milhões de pessoas. Mas, como foi dito na dita apresentação, aqui vive-se um pouco marginalizado face à grandes concentrações de Lisboa e Porto.

O PROT vai ditar as novas regras que vão orientar a elaboração dos Planos Directores Municipais (PDMs).
Mas também vai traçar metas para o desenvolvimento da indústria, da tecnologia, do emprego e de muitos outros aspectos da vida da Região.

Todos e, em particular os dirigentes das Associações locais, devem estar atentos e não enjeitar essa possibilidade de fazer chegar os seus pontos de vista à CCRDC.

Texto enviado por: Dr. António Abrantes
(que participou no evento em representação da Associação dos Produtores Florestais do Planalto Beirão).

1 Beijos:

Micas10 disse...

Um blog sobre o ordenamento do território na Região Centro ?
Boa !
Vamos lá dar os nossos palpites...

Enviar um comentário