Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 8 de abril de 2006

Oliveirinha - 1




Cadina disse...
"Oliveirinha, terra de partidas e de chegadas, de e à sua estação do caminho de ferro da Beira Altra, denominada estação de "Oliveirinha-Cabanas".
Oliveinha era, tanbém o terminus (ou o incio, como se queira) de duas importantes e antigas carreiras de transporte colectivo de passageiros e de mercadorias por estrada, uma para Oliveira do Hospital (Júlio dos Santos) e outra para Viseu (José Figueiredo, esta com sede em Oliveirinha e que iniciou o transporte, segundo creio, puxado a cavalos).
Mas, Oliveirinha (e outras terras como Fiais da Telha, Carregal do Sal) também se notabilizou na produção de mobiliário de estilo. Poder-se-ia dizer que Oliveirinha talvez se pudese considerar a primeira "capital do móvel" em Portugal, ainda Paços de Ferreira nem sequer sonhava adoptar esse cognome (que o fez à volta de 1992). Sempre tive alguma mágoa de Oliveirinha, Fiais e Carregal do Sal terem perdido o estatuto que já tiveram na indústria de mobiliário de estilo.
Espero que os novos e actuais donos da "J.R.Silva" e outros bons empresários dos móveis que ainda temos consigam reeguer uma indústria de tão boas tradições na nossa região. Os salões de exposição de móveis ainda cá estão. Também os bons restaurantes, o bom quejo da Serra e o bom vinho do Dão pode fazer parte de um dia de visita a Oliveirinha e a Carregal do Sal para ver e comprar os móveis em Oliveirinha."
09 Abril, 2006 01:52

*-------*-------*
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Contactos: Carregal do Sal - Beijós
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::

3 Beijos:

Anónimo disse...

Oliveirinha, terra de partidas e de chegadas, de e à sua estação do caminho de ferro da Beira Altra, denominada estação de "Oliveirinha-Cabanas".

Oliveinha era, tanbém o terminus (ou o incio, como se queira) de duas importantes e antigas carreiras de transporte colectivo de passageiros e de mercadorias por estrada, uma para Oliveira do Hospital (Júlio dos Santos) e outra para Viseu (José Figueiredo, esta com sede em Oliveirinha e que iniciou o trasnporte, segundo creio, puxado a cavalos).

Mas Oliveirinha ( e outras terras como Fiais da Telha, Carregal do Sal) também se notabilizou na produção de mobiliário de estilo.

Poder-se-ia dizer que Oliveiriha talvez se pudese considerar a primeira "capital do móvel" em Portugal, ainda Paços de Fereira nem sequer sonhava adoptar esse cognome (que o fez à volta de 1992).

Sempre tive alguma mágoa de Oliveirinha, Fiais e Carregal do Sal terem perdido o estatuto que já tiveram na isdústria de mobiliário de estilo.

Espero que os novos e actuais donos da "J.R.Silva" e outros bons empresários dos móveis que ainda temos consigam reeguer uma indústria de tão boas tradições na nossa região.

Os salões de exposição de móveis ainda cá estão.
Também os bons restaurantes, o bom quejo da Serra e o bom vinho do Dão pode fazer parte de um dia de visita a Oliveirinha e a Carregal do Sal para ver e comprar os móveis em Oliveirinha.

António disse...

Cadina,
Oliveirinha perdeu para Paços de Ferreira o epiteto de "Capital do Móvel", porque o Beijós XXI ainda não existia.
- Vamos unir esfoços para criar e promover uma marca de qualidade das nossas terras, do nosso Concelho.
- O Beijós XXI está disponivel para ajudar a promover e a defender qualquer produto de qualidade da nossa Zona.

Anónimo disse...

...mais um erro ortográfico na palavra "Alta" (segunda linha).

Muito bem António. Estou de acordo.

O Beijós XXI tem permito analisar e fazer alguma critica de situações menos "correctas" na região.

É bom que os "blogautas" ( O Beijós XXI já anda na rua) manteham o espirito critico, ás vezes um pouco brincalhão. È muito saudável...

Falar das coisas boas da nossa terra e da região é também importante em todos os sentidos.

Enviar um comentário