Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 8 de abril de 2006

Dia dos Monumentos a 18 Abril


Os nossos Monumentos Nacionais são o repositório do acervo tangível da nossa identidade, o nosso ADN colectivo. Neste dia dos monumentos a 18-Abril há programas especiais em 26 monumentos em todo o país, especialmente para receber as crianças e transmitir as nossas memórias. Na Região Centro, há actividades em:
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra
Conjunto Arqueológico de Idanha-a-Nova
Mosteiro da Batalha
Paço Episcopal de Castelo Branco
Mosteiro de Alcobaça
Convento de Cristo, Tomar
E na Casa de Angelina e Aristides de Sousa Mendes, o mais recente Monumento Nacional?

São as nossas visitas que dão vida aos Monumentos Nacionais, especialemente agora que é preciso justificar os orçamentos do Instituto do Património Arquitectónio e da Direcção Geral dos Monumentos Nacionais que têm uma missão tão importante de zelar pelo nosso acervo cultural.
Quem não se lembra da excursão da escola ao Castelo de Guimarães que nos parecia tão GRANDE e afinal vê-se que foi um Berço tão pequenino quando voltamos a visitar em adulto. Lembro-me bem da excitação de entrar no autocarro da excursão, ainda no escuro da madrugada em frente à escola, com o saquinho do farnel e a camisola do avesso de tantas vezes a vestir e tirar à espera da partida.

Quando foi a ultima vez que visitámos um Monumento Nacional e levámos as crianças?
O que não se usa perde-se.
O que se esquece acaba.

0 Beijos:

Enviar um comentário