Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 10 de março de 2006

California daffodil e narcissus-do-mondego


Afinal que o tem o concelho do Carregal em comum com o norte da California, para além dos bons vinhos, dos Portuguese horse beans (favas para nós) e de um clima mediterrânico ?

Também partilhamos os narcisos, as primeiras flores da Primavera que são nativos de Portugal, Espanha e Marrocos mas agora são cultivados por todo o mundo. Na California, deram origem à California daffodil, a flor oficial que faz as alegrias dos Californianos e que é objecto de grandes plantações e numerosas visitas turísticas.

Por cá, na Rede Natura 2000 do concelho de Carregal do Sal, temos o narcissus scaberulus, ou nacissus-do-mondego, uma espécie protegida e vulnerável que gosta de solos graníticos. Afinal os calhaus também nos podem trazer beleza.

Os narcisos, como o nome implica, gostam de um lugar ao sol, são fáceis de cultivar e resistem bem ao frio. A cebola (ou bulb) deve ser plantada de bico para cima no Outono quando o solo já está frio, bem remexido e bem regado. As flores são as primeiras a aparecer no inicio de Março e aguentam 6 a 8 semanas. As cebolas dividem-se e alastram. Depois de deixar secar bem a rama, podem ser arrancadas (não todos os anos) e guardadas num saco de rede (ou num pé de meia) num lugar seco e fresco até serem replantadas no Outono

Quem tem fotografias de narcisos no seu jardim em Beijós que nos enviem?
As duas melhores fotos, com declaração de origem beijosense, serão colocadas no Beijós XXI.

Nas visitas a paisagens protegidas, vale a pena recordar o lema do turista ecológico…

…Trazer apenas fotografias, deixar apenas pegadas …

2 Beijos:

Micas10 disse...

Ver também http://www.icn.pt/projectos/pnc_flora_perigo/page4.htm#

Daffodils disse...

Participa na caminhada a 13-Março-2011
http://beijozxxi.blogspot.com/2011/02/rota-dos-narcissus-scaberulus.html

Enviar um comentário