Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 22 de março de 2006

Activista John Crisostomo de visita em Portugal

João Crisostomo, um luso-americanco residente em Nova Iorque que tem uma grande dedicação a causas portuguesas, está de visita. Ele tem promovido campanhas internacionais a favor da protecção das gravuras rupestres de Foz Côa, dos direitos de auto-determinação do povo de Timor Leste e do reconhecimento de Aristides de Sousa Mendes. João Crisostomo é Vice-presidente da Raoul Wallenberg Foundation e tem promovido várias eventos internacionais em honra de Sousa Mendes, incluindo cerimónias por ocasião de 17-Junho, o Dia da Consciência que marca a data em que Aristides de Sousa Mendes começou a maratona de concessão de vistos e a colocação de uma homenagem a Sousa Mendes no Museum of Jewish Heritage em Nova Iorque.

A 2-Abril, mais de uma centena de jovens luso-descendentes de diversas escolas portuguesas de New Jersey e New York vão ter oportunidade de visitar o Museu em New York para conhecer as histórias de Sousa Mendes, Souza Dantas e Wallengberg e outros diplomatas salvadores e até ouvir o testemunho de um sobrevivente do Holocausto.

Quando João Crisostomo e o seu amigo António Rodrigues estiveram Beijós e Cabanas de Viriato pela primeira vez, logo promoveram uma iniciativa para para tapar o grande buraco no telhada na casa de Sousa Mendes, para evitar que as chuvas fizessem mais danos. Isto foi feito com a ajuda de algumas pessoas de Cabanas e de Beijós, faltaria agora tapar também a janela.

João Crisóstomo é um grande amigo e activista, é a "nossa lança em Nova Iorque".

3 Beijos:

Anónimo disse...

Micas 10, aquela casa não precisa apenas de tapar a tal janela referida no texto. O inicio das obras é urgente!Pelo que ouvi dizer não é a falta de dinheiro a principal razão do atraso mas desentendimentos e falta de iniciativa no seio da fundação, o que é de lamentar.A fundação deve preocupar-se com os seus objectivos em vez de alimentar atritos internos. Quem não cumprisse as normas seria convidado a sair fosse ou não familiar do homenageado.

Micas10 disse...

Cerca de 50 jovens luso-descendentes ligados a associações vão visitar Portugal de 19-27 de Maio para conhecer Portugal e discutir como reforçar o associativismo português no estrangeiro. Este V Encontro Mundial de Jovens é uma iniciativa da Sec. Estado das Comunidades Portuguesas.

Micas10 disse...

João Crisostomo e António Rodrigues têm uma nova causa, salvar o Consulado de New York, com redução de despesas ao sair da Quinta Avenida e não só.
Mas não se esquecem das causas antigas, como Timor Leste, Foz Côa, Sousa Mendes, Sousa Dantas.

Activistas das boas causas !

Enviar um comentário